Apagão de profissionais - dpp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desafio Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Sumário

Proposta para rever o apagão de profissionais...........................................................2
Introdução....................................................................................................................2
Ameaças e Oportunidades presentes no cenário brasileiro na área de RecursosHumanos...................................................................................................................2-3
O profissional de Recursos humanos e sua relação com os outros.........................3-4
A Profissão segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)...................4-14
Exigências do mercado de trabalho em relação ao profissional................................14
Apagão deprofissionais do ponto de vista dos empresários................................15-16
Proposta para o autodesenvolvimento de Profissionais de Recursos Humanos......16
Considerações finais..................................................................................................17
Referências Bibliográficas..........................................................................................18Proposta para reverter o apagão de profissionais

Introdução

O avanço da tecnologia e crescente preocupação com a manutenção de algumas profissões têm provocado mudança em alguns setores tradicionais do mercado de trabalho, com isso as oportunidades ficam mais escassas tornando ainda mais presente a ameaça de um “apagão de profissões”.

O presente estudo analisa as modificações sofridaspela falta de Mão-de-obra qualificada nos últimos anos e às constantes mudanças sociais, econômicas e culturais, caracterizando assim a necessidade constante de reformulação de visão do mundo.

Ameaças e Oportunidades presentes no cenário brasileiro na área de Recursos Humanos

Após a era pós-industrial a capacidade do homem vem sendo substituída pela maquina, o que deve fazer com o ser humanoseja versátil e de forma rápida para suprir as informações expostas a ele.
Sabemos que a tecnologia avança com rapidez, em alguns momentos facilita nossa vida, mas em outras devido à velocidade com que as informações são atualizadas fica difícil do homem acompanhar, ficando assim desatualizado e ultrapassado, o que acarreta a falta de qualificação em algumas profissões. Devemos lembrar que a áreade Recursos Humanos deixou de ser um simples departamento de pessoas, passando para um agente de transformação dentro da empresa. Nos dias de hoje os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores, deixando as técnicas absoleta e tradicionais, e investindo nas modernas juntamente com a participação de todos.
Devemos lembrar que gestão de pessoas visa à valorização doprofissional e do ser humano, diferente do modelo antigo que visava somente à técnica e o mecanismo.

Desta forma, em se tratando da área de Recursos Humanos os profissionais devem participar ativamente, buscando sempre recursos que permita estar sempre atualizado e com uma visão de empreendedor, fazendo cursos de reciclagem que auxilie tomada de decisões, utilizando sempre as ferramentas adequadas. Alémda tecnologia existem outros aspectos que são extremamente importantes para um bom desenvolvimento profissional. Dentre esses aspectos existe o marketing pessoal que pode abrir portas no mercado de trabalho, estamos no mundo onde a imagem fala por si propria e para o profissional o visual é muito importante, já que pode por muitas vezes fazer com ele seja melhor recebido no primeiro contato com aempresa, já o inverso é verdadeiro, pois uma impressão negativa pode prejudicar uma possível abertura no contato inicial, ou seja, a embalagem é essencial e com o profissional para que faça uma boa apresentação é necessário saber vestir-se adequadamente, manter-se sempre discreto e bem informado assegurando ao profissional uma continuidade no processo de seleção.
Além do marketing pessoal é...
tracking img