Apagão de profissionais - desafio desen pessoal e prof. desen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
introdução

A profissão do Assistente Social sofreu nos anos recentes grandes desgaste e perda de espaço. Hoje frente ás mudanças ocorridas na história do mundo, o profissional deve ocupar seu espaço com maior competência e cada vez mais ampliar seus conhecimentos.
Na era da globalização da economia, das inovações tecnológicas (robótica, automação, microeletrônica), tem sido preponderante aflexibilização dos processos de trabalho, determinando novas modalidades de produção, gestão e consumo da força de trabalho.
Neste cenário, o exercício do Serviço Social, encontra se vinculado às novas formas de gestão requeridas das mudanças tecnológicas e das organizações junto ao processo produtivo.

Palavras-chave: Empresa; Serviço Social; Demandas; Reestruturação produtiva.

Oportunidade eameaças presentes no cenário global
A revolução tecnológica coloca-nos em um mundo novo, que ainda tentamos compreender, buscando explicações, conceitos, conceituações ou reconceituações para ele. Neste aspecto, faz-se necessário buscar elementos que fortaleçam o ser humano e seus valores.
Um novo “tipo” de ser humano emerge: um ser que precisa ser versátil e rápido o suficiente paragerenciar o volume de informações a que este exposto e buscar soluções para os desafios que lhe são colocados diariamente.
Na era de consciência surge a necessidade de cultivarmos novos valores. O homem precisa encontrar explicações e conceitos para um novo mundo.
Talvez essa noção auxilie na busca por mais sentido a nossa existência, hoje a ameaçada pelo caos em que vivemos – caos esse ligado aoexcesso de consumismo e a visão mecanicista de mundo. Nesse sentido, todas as formas de conhecimento entrarão em convergência rumo à formação de um homem voltado para o ser, e não para tê-lo.
Entre os temas de maior importância para a compreensão do mundo, destacamos a educação, que está fundamentada em 04 pilares.
Aprender á conhecer - no mundo moderno é necessário buscar o conhecimento enovas formas de utilizá-lo.
Aprender a fazer - é valorizar a capacidade de mobilizar os saberes para a resolução e o enfrentamento de problemas
Aprender a conviver - é se reconhecer, praticar o exercício da fraternidade é um caminho para a solidariedade e compreensão mútua.
Aprender a ser - é a necessidade de tornar o mundo mais harmonioso
De maneira mais ampla, podemos considerar que o fato determos nascido e vivido em determinada cidade, região ou pais faz diferença em nossa maneira de ser. Há diferenças de costumes, vida cultural e regras sociais.
Com base em estudos da sociologia, é possível afirmar que somos seres sociais, estabelecemos contato com pessoas diferentes no dia-a-dia e precisamos aprender que isso pode ser positivo, para que esses contatos sejam, no mínimo,produtivos. O contato com outras pessoas é fundamental para satisfazer as mais profundas necessidades desde afeto até a realização das nossas atividades diárias.
Aprendizagem a partir das diferenças, o mundo de hoje exige percepção mais aberta e postura pessoal e profissional.
A ética, que diz respeito á convivência á ação dos homens em sociedade, tendo a moral como base. Ética e moral são adquiridasao longo da vida, é um instrumento que promove a igualdade entre as pessoas.
A responsabilidade socioambiental significa respeitar as pessoas em sua diversidade sendo solidário e humano, equilibrando interesses individuais e coletivos. É importante que cada vez mais pessoas se comprometam coma sobrevivência da espécie humana nesta e em outras gerações, e não apenas coma realidade local e suanecessidades imediatas.
A espiritualidade é a “conduta das pessoas, no caminho do bem e da prosperidade com ética, e da ajuda mútua, independente de crenças”, segundo Huppes e Oliveira.
Conclui-se que cada indivíduo cria sua própria visão do mundo, não há como julgá-las quanto maior a cultura mais abrangente é esta visão, devemos respeitar as pessoas com suas diversidades, devemos construir um...
tracking img