APACIDADE AERÓBICA ENTRE PRATICANTES DE JUMP E CICLISMO INDOOR

3394 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS

Fernanda Rocha Santos

Teresina - PI, Dezembro de 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI

MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS

Monografia apresentada à disciplina Atividade Física Não-Escolar do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, da Universidade Federal do Piauí, como requisito parcial à aprovação da disciplina.
Orientador: Sérgio Galan

Fernanda Rocha Santos

Teresina - PI, Dezembro de 2008

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
REVISÃO DE LITERATURA 5
Cuidados no treinamento para o idoso 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
Índice de autores citados em ordem alfabética 14 Índice de assuntos em ordem alfabética 15

INTRODUÇÃO

Segundo Lorda (1995), hoje 70% das pessoas acima de 60 anos no Brasil são sedentárias. Esta estatística é assustadora se considerar as conseqüências deste sedentarismo, que variam desde o risco de infarto do miocárdio até acidentes vasculares e o câncer.
Há centenas de publicações de pesquisas sobre os benefícios do treinamento resistido para pessoas acima dos sessenta anos de idade, e vários destes estudos demonstraram que, inclusive pessoas acima de noventa anos, podem obter ganhos de força muscular com melhoria da saúde e da capacidade funcional, tornando-se mais entusiasmadas e independentes. O uso da musculação para os idosos é uma forma de diminuir os declínios de força e massa muscular relacionados com a idade, o que resulta em melhoria da qualidade de vida. (GOULART, 2008)
Na aplicação da musculação para este tipo de população é necessário um profundo conhecimento das alterações fisiológicas associadas à idade e dos riscos deste tipo de atividade em faixas etárias mais avançadas. Uma investigação através de minuciosa anamnese e avaliação física, além de prévia aprovação médica são fundamentais para a maior

Relacionados