Apa guaibim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1. Apresentação 2

2. Introdução 3

3. Metodologia utilizada 4

4. Objetivos da atividade 5

5. Caracterização da área 5

5.1 Aspectos gerais 5

5.2 Municípios que fazem parte 5

5.3 Aspectos Demográficos 6

5.4 Aspectos Sócio econômicos 6

5.5 Aspectos Naturais 6

6. Histórico de ocupação 7

7. Situação atual 7

8. A unidade de conservação 8

8.1Tipo de unidade conservação 8

8.2 Breve histórico do processo de criação 9

8.3 Riquezas e atrativos naturais 10

8.4 Plano de manejo 11

8.5 Conflitos ambientais 11

8.6 Conselho Gestores da unidade 11

9. O uso do solo na área da unidade de conservação e Zonemamento 12

10. Conclusão 14

11. Referências bibliográficas 15

12. Anexos 17







1. ApresentaçãoO presente estudo foi elaborado por graduandos de Engenharia Ambiental e Sanitarista da Faculdade Area1, baseado no guia de elaboração do trabalho final “DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO ESTUDO FINAL” a fim de atender como nota parcial da II unidade a disciplina de Geoprocessamento ministrada pelo docente Cássio Marcelo Castro.
Este diagnóstico faz a caracterizaçãosocioeconômica da Área de Proteção Ambiental Guaibim, bem como será discutida e sugerida o zoneamento da mesma baseada no Manual Técnico de Uso da Terra (IBGE, 2006).
















































2. Introdução



O nosso país tem uma grande variedade de biomas, indicando uma enorme riqueza de flora e fauna que possui, sendo a maiorbiodiversidade do planeta. Essa biodiversidade dá ao Brasil o posto de principal nação entre os 17 países megadiversos, tendo mais de 20% do numero total de espécies da Terra.
Para desacelerar esse processo de degradação dos biomas, houve a necessidade de se criar uma forma de proteger estas áreas que podiam estar associadas a mitos, fatos históricos marcantes e à proteção de fontes de água, caça,plantas medicinais e outros recursos naturais, foram criadas as Unidades de Conservação – parques nacionais, reservas biológicas e extrativistas, entre outras.
Essas Unidades de Conservação trata-se de espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo poder público , com objetivo de conservar a biodiversidade e outros atributos naturais neles contidos, como mínimo de impacto humano.
Criada em 11 de maio de 1992, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaibim abrange uma área de 20 km², que conta com 20 km de litoral. É uma extensa planície com ecossistemas, que possui grande diversidade de espécies silvestres da fauna e flora. As belas e desertas praias estão associadas a ecossistemas como restinga, manguezais e brejos, sendo que as áreas demangue possuem muita influência antrópica. Apesar das frequentes agressões exercidas pelo homem, a fauna ainda encontra-se representativa principalmente pelas belezas da fauna como algumas aves.




3. Metodologia utilizada



Para elaboração do Diagnóstico Sócio-Ambiental de Unidades de Conservação da Bahia, da Área de Proteção Ambiental Guaimbi, utilizou-se das seguintes atividades, (i)Revisão Bibliográfica, (ii) Busca de imagem de alta resolução efetuou-se um reconhecimento da área em estudo e conhecimento básicos de georeferênciamento, (iii) Elaboração Cartográfica. Abaixo visualiza-se como foram realizadas as etapas para elaboração deste estudo.

i) Revisão bibliográfica: Revisou-se através de levantamento de dados secundários uma análise critica, das publicações deacordo com o local em estudo.

ii) Busca de imagem de alta resolução: para verificar a área em estudo e examinar a realidade do local, obtivemos imagens de satélite a fim de demonstrar a região. Imagens obtidas através do satélite LANDSAT 5, disponível no catalago de imagens do INPE (INTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS).

iii) Elaboração cartográfica: com a obtenção dos...
tracking img