AP II Analise Musica Gabriel Pensador Rev0

565 palavras 3 páginas
Atividade de Aprofundamento (AP)
AP_II
Ouça e leia com atenção a letra da música Estudo Errado - de Gabriel, O
Pensador, que aborda a temática, currículo escolar.
A música pode ser acessada no link http://letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/
Após ler e ouvir atentamente a música, escreva um texto argumentativo
(aproximadamente 15 linhas) acerca da tendência e concepção de currículo escolar denunciada pelo compositor. Seus comentários devem tomar como base o material teórico estudado na Unidade II – Currículo: múltiplas interpretações. RESPOSTA:
Passados 20 anos após o compositor Gabriel – O Pensador ter escrito a letra da música “Estudo Errado” (1995), a mesma continua coerente ainda hoje.
A música retrata, de forma crítica, a visão que um aluno tem de alguns aspectos do sistema de ensino no Brasil, externando seu descontentamento com a forma de tratamento dado aos alunos, os considerando apenas como
“meros decoradores de conteúdos” de pouca relevância para suas vidas ou ainda pela maneira desmotivadora que o saber é repassado pelos educadores, não dando espaço para a análise, contextualização e reflexão dos conteúdos estudados, entre outros aspectos.
Essa é a realidade da maioria das escolas brasileiras: aulas desmotivadoras e muitas vezes, vistas sem sentido por parte dos estudantes.
A luz das diferentes abordagens de concepções de currículo apresentada por McNeil (2001), a letra da música tem como base uma tendência tecnicista, onde o comportamento e o aprendizado são centrados pelo professor.
Neste caso mais especificamente, podemos dizer que o tipo de ensino aplicado, trata-se da “abordagem tradicional”, levando-se em consideração a publicação de SIMOKA,Thays em ABORDAGEM TRADICIONAL, publicado em
9 de abril de 2013 no site “Educação por Pedagogia ao Pé da Letra” (http://pedagogiaaopedaletra.com/abordagem-tradicional/), na qual a autora se baseia na publicação de MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As abordagens do processo. Abordagem Tradicional.

Relacionados