Aostila desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila de Desenho Técnico
ETEC “Philadelpho Gouvêa Netto” Curso: Eletrotécnica – 1º. Módulo Professor: Alex F. R. Davoglio

A postila d e D es en ho T écnic o

Material Obrigatório
Para as aulas de Desenho Técnico será necessário a seguinte lista de material: 1. Régua de 300mm de Acrílico Cristal; 2. Jogo de Esquadros de Acrílico Cristal, sendo um de 45º45º e outro de 30º60º; Obs: Umjogo de esquadros será considerado um par, quando dispostos conforme a figura ao lado, se encaixarem perfeitamente. 1. Compasso de boa qualidade com grafite 2B; 2. Dois lápis sendo um de dureza 2H e o outro 2B; 3. Borracha plástica; 4. Fita adesiva tipo Durex; 5. Folhas de papel tamanho A4. Obs: O tipo ideal de papel para se trabalhar com grafite é o Sulfite, porém serão aceitos quaisquer tipos,desde que o tamanho seja A4 (210x297mm) A figura ao lodo mostra a relação dos tamanhos de papeis usados em Desenho Técnico nas mais variadas áreas como Mecânica, Construção Civil, Arquitetura etc. Abaixo temos a ilustração, a título de exemplo, da norma para a dobradura de uma folha tamanho A1.

Esses tamanhos de papéis são caracterizados pelas chamadas MEDIDAS REAIS, pois sempre que divididos aomeio, mantém constante a relação Altura/Largura.

1

A postila d e D es en ho T écnic o

Material Opcional
1. Prancheta para Fixação das Folhas (em substituição à fita adesiva)

Este tipo de prancheta permite a fixação das folhas de uma forma muito prática, além facilitar o apoio dos esquadros para o traçado de retas. É o material ideal para folhas no formato A4 e substitui totalmente ouso da Régua T. Na medida do possível, o aluno deve adquirir esta prancheta, mesmo que de “segunda mão”, ou mesmo construir uma.

2.

Duas lapiseiras para minas de 0,5 mm (em substituição aos lápis) Uma será carregada com minas 2B e a outra com 2H.

Algumas Técnicas de Manuseio
Para traçados apoiados em esquadro ou régua, o grafite jamais deverá tocar suas superfícies, evitando assimindesejáveis borrões. Para conseguir isso, incline ligeiramente a lapiseira/lápis conforme a figura ao lado:

O grafite do compasso deverá ser apontado em forma de cunha, sendo o chanfro voltado para o lado contrário da ponta seca, conforme o ilustrado abaixo:

2

A postila d e D es en ho T écnic o

Aula Número 1
Nesta aula serão definidas as normas para o “layout” das folhas usadas e comoexercício prático serão feitos traços com o auxílio dos esquadros e compasso. 1. Margens e Legenda Deverão ser desenhadas em todas as folhas usadas nas aulas, as margens e a legenda, conforme o modelo abaixo. O aluno poderá trazer de casa suas folhas com esses itens já desenhados, porém só serão aceitos os trabalhos (os desenhos propriamente ditos) desenvolvidos em sala de aula.

Todo traçado e textodeverão ser feitos com lápis 2B e as medidas devem ser precisas. Obs.: O aluno NÃO deverá desenhar a linhas de cotas.

Ao lado temos o “layout” completo da folha, incluindo os desenhos desta primeira aula. 1. Os desenhos de segmentos de retas cruzados foram feitos com o auxílio dos esquadros, nas mais diversas combinações de posições, permitindo assim a grande variedade de ângulos de inclinação.2. O desenho da “flor” foi feito com o compasso numa abertura qualquer, porém sempre a mesma.

2. Caligrafia Técnica Sabemos que a através da caligrafia pode-se determinar os traços psicológicos de uma pessoa e portanto a caligrafia é uma característica pessoal. Porém em desenho técnico deve-se manter uma uniformidade na forma das letras, que deverá ser muito parecida com o texto desta página.3

A postila d e D es en ho T écnic o

Para facilitar a escrita com caligrafia técnica usamos pautas especiais e linhas guia. As proporções de distância para as pautas é mostrada no esquema ao lado e as linhas guia tem uma inclinação de 75º. Pode-se conseguir este ângulo com o par de esquadros ( 45º + 30º = 75º).

2h

Este é um e xe m p lo d e c a lig ra fia Té c nic a . a b c d e...
tracking img