Aocrates

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Pelos Tupis foram nos deixados como herança alguns hábitos diários,como exemplo o ato de tomar mais de um banho diário,ao contrario do dos europeus onde esse habito de se lavar diariamente eradefinida pelo clima.Alguns alimentos,que hoje temos habito de comer,são parte de uma influencia Tupi,alimentos este que são a mandioca,tapioca,pamonha,guaraná,dentre outros.Em nosso vocabulário os Tupisse mostram presentes,como exemplo o nome de algumas cidades como Itacarambi que em Tupi significa pedra preta,Curitiba que em tupi significa muito pinhão,os Tupis também nos deixaram algumas técnicasde trabalho com cerâmica,preparo de farinha.
2) A influencia mais visível foi a língua deixada por eles,na culinária temos como exemplo, arroz doce, cabidela, bacalhau, caldo verde, quindim edoçaria em geral,a arquitetura portuguesa também se mostra uma influencia bastante explicita como exemplo o uso de azulejos,catedrais deixadas em cidades históricas,temos também festas de origem religiosacomo festa juninas, Folia de Reis, Reisados, pastoris, Festa do Divino,as procissões, celebração de Corpus Christi com "tapetes" nas ruas. Na música temos como exemplo de influencia as dança de xaxadoe fandango, cantigas de roda, pífaros.na literatura e no senso comum do nosso povo os português também deixaram suas marca com contos infantis,mitos, como boitatá, bicho papão.
3) Já os negros quevieram para cá, para serem escravos, também contribuíram bastante para a nossa cultura. É de origem negros vários alimentos, como a feijoada, acarajé, pé-de-moleque e caruru. Os negros trouxeram tambémreligiões, entre elas a umbanda e o candomblé. A música negra também é marcante na nossa cultura, devido sua força rítmica. São de origem negra os lundus, as congadas, os sambas, os maxixes e osmaracatus. Para tanto estilo musical, é necessário instrumentos, e a influência negra vem com o atabaque, reco-reco, ganzá, agogô, berimbau e a cuíca. Inúmeras palavras eles também deixaram, entre elas...
tracking img