Análise e Expressão Textual - FICHAMENTO - A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA COMUNIDADE ORAL-AUDITIVA COMO SEGUNDA LÍNGUA

659 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA/CAMPUS ANGICOS
CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (2012.2 – NOTURNO)
DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL
DOCENTE: Dra. MARIA DAS NEVES PEREIRA
DISCENTE: MANOEL EUDES JÚNIOR
ANGICOS/RN, 07 DE JANEIRO DE 2013

PEREIRA, Maria das Neves. A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA COMUNIDADE ORAL-AUDITIVA COMO SEGUNDA LÍNGUA. Mossoró, RN. 2011. p. 01 à 05.

Introdução

“O desenvolvimento acadêmico dos surdos tem [...] algumas determinações constitucionais” que “prevêem [...] professores especializados e capacitados para atender [...] a língua de sinais como primeira língua” em “[...] aulas ministradas em LIBRAS (a Língua Brasileira de Sinais)” (p. 01)

Reflexão

“Língua, [...] deve ser entendida como sistema de regras culturalmente aceita numa comunidade, [...] um sistema de comunicação natural [...]; linguagem é todo sistema de objetos [...] verbais ou não verbais” (p. 01)

1 “[...] a língua pode ser concebida, [...] como um sistema de signos convencionais, comum a todo falante de uma comunidade; e numa outra concepção, [...] como uma atividade essencialmente social [...]” (p. 02)

“[...] As línguas resultam de processos naturais e da cultura dos seus usuários. [...]” (p. 02)

2 “As línguas humanas não são universais porque os fatos sociais, que as condicionam, variam de acordo com a comunidade de fala. Daí a existência de variações e das mudanças linguísticas. [...]” (p. 02)

3 “[...] a sociologia da linguagem [...] examina a interação entre [...] o isso da linguagem e a organização social, [...] pois língua e sociedade são duas realidades que se inter-relacionam de tal modo que é impossível conceber-se a existência de uma sem a outra.” (p. 02)

Alguns informes sobre a LIBRAS

“[...] Os quase seis milhões de surdos do país reivindicam a difusão de uma língua gestual-auditiva para facilitar a comunicação e a conviv~encia em sociedade.” (p. 02 e 03)

Ilustração (1)

“[...] O surdo

Relacionados