ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE UM SOLO COM INDÍCIOS DE EXPANSIBILIDADE NA CIDADE DE IGUATU-CE

9241 palavras 37 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

IGOR VICENTE SILVA

ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE UM SOLO COM INDÍCIOS DE EXPANSIBILIDADE NA CIDADE DE IGUATU-CE

Juazeiro do Norte – Ceará
2014

IGOR VICENTE SILVA

ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE SOLO EXPANSIVO NA CIDADE DE IGUATU-CE

TRABALHO submetido ao Curso de Bacharel em Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharel em Engenharia Civil.

ORIENTADORA: Prof. Dra. Ana Patrícia Nunes Bandeira

Juazeiro do Norte – Ceará
2014
RESUMO

Desde épocas remotas, ouve-se falar de estruturas extremamente danificadas ou mesmo em ruínas, devido a problemas em suas fundações. O desconhecimento do comportamento dos solos, pela falta de métodos ou processos de investigação do subsolo, provavelmente foi o principal responsável por colapsos de edificações antigas. Esse é um problema que ainda hoje causa desconforto e insegurança, pois, mesmo com toda evolução das construções, é comum vermos edificações com rachaduras.
Este trabalho tem como por justificativa, a realização de um estudo que identifica a importância de um estudo regional e da identificação dos solos para a escolha de fundações em construções, assim como a importância da execução bem feita do projeto. O estudo também foi realizado, para alertar sobre a importância de se realizar estudos prévios à ocupação e expansão do município de Iguatu. E apresentação de a revisão bibliográfica onde se enfatiza a definição de solos expansivos, a ocorrência de solos expansivos, seus mecanismos de expansão, os fatores que influenciam no potensial de expansão, os quantificadores do potencial de expansão e tensão de expansão e as causas e danos nas edificações. ressaltam a importância da realização de ensaios do tipo edométrico, uma vez que os ensaios de caracterização não permitem a estimativa dessas

Relacionados