Análise trasnsversal dos afastamentos do trabalho encontrados nos ceramistas da cidade de santa gertrudes

3719 palavras 15 páginas
ANÁLISE TRANSVERSAL DOS AFASTAMENTOS DO TRABALHO ENCONTRADOS NOS CERAMISTAS DA CIDADE DE SANTA GERTRUDES – SP, NO PERÍODO DE 2002 A 2005
Ana Carolina Franco de Assis*
Frederico Tadeu Deloroso**
* Fisioterapeuta pós graduanda em Fisioterapia nas Lesões Músculo-Esqueléticas – UNIARARAS.
** Fisioterapeuta, Doutor em Qualidade de vida – UNICAMP, docente da Universidade Federal de Uberlândia (MG), Coordenador do Curso de Especialização em Fisioterapia nas Lesões Músculo-Esqueléticas – UNIARARAS.

RESUMO
Este estudo foi realizado através de uma pesquisa de caráter analítica, descritiva e transversal de dados coletados das Cartas de Acidente de Trabalho (CATs) de trabalhadores ceramistas do município de Santa Gertrudes-SP, que foram afastados do trabalho no período de 2002 a 2005 e encaminhados para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Rio Claro. Teve por objetivo analisar as variáveis: gênero, profissão, o diagnóstico clínico e área do corpo mais afetada. Quando analisados os dados das CATs, verificamos uma predominância do gênero masculino em todos os setores de atuação, sendo que a maioria dos acidentes de trabalho acometeram os membros superiores, seguido pelos membros inferiores em ambos os gêneros. O local de trabalho com maior índice de acidentes foram respectivamente os setores de escolha e esmaltação das cerâmicas no gênero masculino, enquanto que a prensa e o pátio como os setores que mais lesionaram o gênero feminino. Com relação à ocupação, os ceramistas e os que realizam serviços gerais são os mais atingidos no gênero masculino, sendo que no feminino o predomínio é no cargo de serviços gerais. Concluímos ser fundamental conhecer o perfil do trabalhador ceramista e o setor da cerâmica onde o mesmo exerce suas atividades para que ações preventivas possam ser implementadas, objetivando a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores e a diminuição dos custos com afastamentos e tratamentos de saúde.
Palavras-chave: Acidente de

Relacionados