ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA OBRA O CORTIÇO

1107 palavras 5 páginas
Lu foi comprar o queijo que Dalmo queria para o lanche. Na rua, encontrou Miro, que namorava quando tinha 15 anos e era virgem. Foram andando na companhia das lembranças. As novenas… o cinema nas matinês de domingo… os bailes no clube dos Marujos, os dois dançando sempre ao fundo do salão porque, se o pai dela visse o agarramento, era escândalo na certa e o soco do velho Justa doía mais que coice de mula… o mato escuro no fim da rua…
- Eu moro aqui. Quer entrar?
Miro foi o primeiro homem de sua vida e, na época, ela ficou sem saber direito o que isso é. O rapaz tinha 17 anos e também era virgem.
- Quer entrar?
Lu cedeu à curiosidade, entrou e conheceu delícias. Naquela noite, Miro ia a São Paulo, ela foi junto. De lá, seguiram para a Europa, Lisboa, Madri, Paris, Roma, Berlim, Londres… Céus de diversos tons de azul, colchões e rostos diferentes… Um dia ela pensou no que fizera a Dalmo: nem sequer um telefonema de adeus. Ele não merecia. Tão amoroso, gentil. Estavam em Stutgart, Miro dormia o sono solto. Correu para o aeroporto. Era o fim de tarde quando Lu entrou em casa e, antes que Dalmo quisesse saber a razão daquela ausência de dois anos e meio, ela mostrou o embrulho e falou como se tivesse saído ainda há pouco.
- O queijo que você quer para o lanche.
(Mário Lago, 16 linhas cravadas.
São Paulo: Publisher Brasil, 1988. p. 41.)

Analisando o enredo, o tempo e o espaço

Os elementos básicos de uma narrativa são a personagem, o espaço e o tempo, organizados no enredo por um narrador. o espaço em que as ações acontecem está intimamente ligado ao tempo em que ocorrem , da mesma maneira que ambos estão ligados à caracterização das personagens . É nessa articulação - chamada - enredo- que se instaura um movimento que faz o leitor envolver-se no que é narrado.

Pode-se dizer que o enredo é o conjunto dos fatos de uma história. Nele estão envolvidas a

Relacionados

  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas