Análise Sobre Quastão Social E Suas Expressões

284 palavras 2 páginas
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Aluno: Manoel Pereira dos Santos
Curso: Licenciatura em Sociologia
Disciplina: Estudos Disciplinares III 1º Semestre -21/09/2015

Análise sobre a Questão Social e suas Expressões

Ouve-se falar, constantemente, em questão social. Não se pode esquecer que há um significado real, surgimento e também suas expressões. Quando se Lê sobre “questão social” percebe-se que a mesma tem um histórico recente, sendo utilizada na terceira década do século XIX nomeando o fenômeno do pauperismo, que conforme Netto (2001 P. 42) a pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial acompanhado do crescimento paralelo à produção. No âmbito geral, questão social é o produto e expressão da contradição entre capital e trabalho. Há questões objetivas e subjetivas para o surgimento da questão social:
Como objetivas – surgimento de novos problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano, assim como o aparecimento da burguesia, etc.
Como subjetivas – Consciência da classe trabalhadora de sua situação de exploração, permitindo que passasse de uma “classe em si” a uma classe “para si” impondo seus interesses, entre outras. Assim, a industrialização acompanhada da urbanização, constituiu o processo desencadeador da questão social em que as relações sociais e econômicas pré-industriais foram desmanteladas pelo avanço das forças produtivas que respondem primariamente pelas mudanças estruturais. Portanto, a questão social e suas expressões só se torna “questão social”, quando suficientemente problematizada, reconhecida e assumida por setores da sociedade enfrentando-a, tornando-a pública a ponto de transformá-la em demanda política no sentido de “resolver” o problema.
Obs: Este trabalho refere-se ao TG Trabalho em Grupo, mas o fiz individualmente.

BIBLIOGRAFIA:

CASTELL,

Relacionados