Análise Semiótica cartaz filme 360º

1298 palavras 6 páginas
Universidade Tiradentes - UNIT - Curso de Design Gráfico
Disciplina Análise da Imagem I - Profº Fernando Marinho

Análise Semiótica do Cartaz do Filme
"360"

INTRODUÇÃO

Cartazes são peças de publicidades que servem para divulgações artísticas, eventos, etc. O primeiro cartaz foi apresentado no renascimento por Saint-Flour, em 1454, no qual continha apenas manuscritos. No cinema, os cartazes expõem características chaves dos filmes, atraindo e despertando interesse no público-alvo em questão. Este trabalho apresenta um exercício de análise semiótica do cartaz do filme de Fernando Meirelles, 360, como prática do conteúdo visto em sala de aula, afim de absorver e desenvolver os assuntos abordados. A análise basea-se no livro de Lúcia Santaella, 'O que é semiótica?', que fundamenta-se nas teorias de Peirce, criador de uma das grandes bases da semiótica atual. O filme é um drama dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, lançado no ano de 2012. A trama aborda várias histórias que retratam decisões tomadas na vida de pessoas que vivem em diferentes cidades e países que acabam interligadas em um conto comovente.

MÉTODO DE ANÁLISE

A partir da obra Santaella e de acordo com os fundamentos de Peirce, que abordam a definição de semiótica, a seguir apresenta-se por etapas o método que será utilizado para a analise semiótica da imagem. Na obra da autora, Santaella explica a importância da semiótica peirceana:

"a Semiótica peirceana (Semiótica geral, teoria dos signos em geral) nos trouxe foram as imprescindíveis fundações fenomenológicas e formais para o necessário desenvolvimento de muitas e variadas Semióticas especiais: Semiótica da linguagem sonora, da arquitetura, da linguagem visual, da dança, das artes plásticas, da literatura, do teatro, do jornal, dos gestos, dos ritos, dos jogos...e das linguagens da natureza..." (SANTAELLA, Lúcia. O que é semiotica? São Paulo. 2007)

Peirce explica que a criação de um objeto

Relacionados

  • Interfaces Midiáticas: do teatro ao cinema
    34270 palavras | 138 páginas