Análise Patológica do Tambaqui (Colossoma macropomum)

670 palavras 3 páginas
3569970698500UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
UNIDADE DE ENSINO PENEDO ENGENHARIA DE PESCA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
Análise Patológica do Tambaqui (Colossoma macropomum)
Robson Mártyres Nepomuceno
04 de abril de 2012
INTRODUÇÃO
A análise patológica focaliza as consequências estruturais e funcionais de estímulos nocivos sobre as células, tecidos e órgãos e, em última análise, as consequências em todo o organismo. Tem contribuído com informações concernentes à natureza dos processos que levam à ocorrência de doenças, e ainda hoje, é um dos principais meios de obtenção de diagnóstico de doenças.
OBJETIVO:
Está aula prática teve como objetivo fazer uma análise patológica do tambaqui (Colossoma macropomum) para obter informações sobre a sanidade do organismo e as condições de cultivo.
Promover aos estudantes da disciplina Patologia dos Organismos Aquáticos, o melhor aprendizado e a fixação do conteúdo teórico aplicado em sala de aula.
11061704762500
FOTO 01 – tambaqui (Colossoma macropomum)
METODOLOGIA:
O exemplar de tambaqui (Colossoma macropomum) foi cultivado na fazenda do Sr. Galindo no Povoado Marituba do Peixe Município de Penedo – AL e foi adquirido na Banca do Peixe, levado ainda com vida para a U.E. UFAL Penedo onde foi realizada a aula prática no Laboratório Didático.

FOTO 2 – Exemplar utilizado
No laboratório foram obtidos os dados biométricos através de paquímetro e balança analítica (dados seguem no formulário de necropsia), logo após, foi realizado o sacrifício do animal através de uma perfuração com tesoura na região posterior da cabeça, fazendo um pequeno movimento lateral para seccionar a medula.

FOTO 3 – Sacrifício.
Após estes procedimentos a turma foi dividida em 3 (três) grupos onde cada grupo analisou um órgão do organismo:
O primeiro grupo fez a análise patológica no tegumento, coletando o muco com lamínulas no sentido cabeça-calda. Depois da coleta o material foi diluído com duas gotas de soro fisiológico e assim

Relacionados