ANÁLISE MORFOGRÁFICA DA REGIÃO DE CASTANHAL – PA

581 palavras 3 páginas
Este trabalho é parte de um estudo Neotectônico e Hidrogeológico realizado na região de Castanhal – PA a qual tem como coordenadas 160000W, 9890000S e 196000 W, 9840000S. Nela foi realizado um levantamento morfográfico com o objetivo de entender a relação do relevo com a Neotectônica. Para tanto foram utilizadas imagens SRTM processadas e analisadas no programa global mapper e surfer, que permitiram também confeccionar o mapa de elevação do terreno que aliado à interpretação das fotografias aéreas 1: 70.000 e imagens Landsat-5/TM possibilitaram elaborar um mapa morfológico contendo três unidades do relevo:
- Planícies fluviais: porções com menor cota altimétrica, correspondendo ao relevo de agradação, onde predominam os processos de deposição sobre os de erosão, abrangendo 30% da área de estudo;
- Colinas Pediplanizadas: localizam-se na porção sul, sudeste e uma pequena parte no nordeste abrangendo 50% da área do mapa. Segundo Souza Júnior et al (1992) constitui colinas com vertentes suaves e convexas, com curvas de nível variando de 25-65m, estão orientadas segundo as direções NW-SE e N-S;
- Colinas de Topo Aplainado: localiza-se na porção central e leste da área, ocupando cerca de 20% da região. Representa a porção relativamente mais elevada da região, correspondente a um alto estrutural que separa duas bacias hidrográficas, com curvas de nível variando entre 70m e 40m, constituindo no geral uma zona plana, com suaves ondulações. Relevo que ocorre sob forma alongada na direção E-W com inflexão para N60º-70ºW e direção N-S com inflexão para N10º-20ºW.
As imagens mencionadas e as fotografias aéreas ajudaram a definir as principais direções dos alinhamentos do relevo, estabelecidas segundo N0º-10ºW, N20º- 40ºW, N60º-70ºW, N30º-50ºE e N60º-70ºE, que mostram uma íntima relação com alinhamentos de drenagem da mesma área, indicando que a área está sob um forte controle estrutural .
Com o objetivo de mostrar a variação do relevo e sua interrelação com aspectos

Relacionados