ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA CARNE DE FRANGO CRUA VENDIDAS A GRANEL E EMBALADAS A VACUO.

1829 palavras 8 páginas
Universidade Anhanguera-Uniderp
Nutrição

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA CARNE DE FRANGO CRUA VENDIDAS A GRANEL E EMBALADAS A VACUO.

Campo Grande – MS
2012

1 - Sumário
2 – Introdução
2.1 – Justificativa
2.2 - Hipóteses
3 – Objetivos
3.1 - Objetivo geral
3.2 - Objetivos específicos
4 – Referenciais teóricos
5 – Metodologia
6 – Cronograma
7 – Referências bibliográficas

2 - Introdução

A carne de frango é um alimento de origem animal, rico em proteínas de alto valor biológico e, financeiramente, acessível para as diferentes classes econômicas. Porém, por ser um alimento bastante perecível, exige métodos de conservação, como a utilização do frio, na cadeia produtiva. O congelamento de carne de frango é a tecnologia mais utilizada. Entretanto, muitos estudos revelam que o mesmo altera as características originais do alimento. Visando a aumentar a validade comercial de produtos cárneos, a embalagem a vácuo vem sendo utilizada, por conservar as características sensoriais do produto (MANTILLA 2009).

Contudo, as toxiinfecções alimentares de origem microbiana têm sido reconhecidas como o problema de saúde pública mais abrangente no mundo atual e causa importante na diminuição da produtividade, das perdas econômicas que afetamos países, empresas e simples consumidores (MICHELOTTI, 2002; NASCIMENTO, 2007). Desta forma torna-se necessária analises sobre a melhor forma de consumo desta carne, podendo assim o consumidor escolher, dentre as opções disponíveis, aquela que promova uma melhor compra em relação a garantia para a saúde alimentar.

Hoje encontra-se carne de frango à venda tanto no balcão do açougue como em pequenas bandejas de isopor ou em embalagens a vácuo. Na carne embalada a vácuo, todo o oxigênio é retirado da embalagem. Essa é uma das formas mais seguras de garantir a qualidade e a durabilidade da carne, pois impede o crescimento de

Relacionados

  • Pré projeto tcc biologia
    8521 palavras | 35 páginas
  • Tecnologia dos alimentos
    15898 palavras | 64 páginas
  • Cozinha industrial
    27253 palavras | 110 páginas
  • Nutriçao
    24929 palavras | 100 páginas