Análise macroambieental

1294 palavras 6 páginas
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO GERAL E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ATIVIDADE AVALIATIVA 1

1 a) Descreva as forças que compõem o macroambiente.
Ambiente Econômico
O poder de compra em uma economia depende de vários fatores como renda, preço, poupança, endividamento e disponibilidade de crédito, ou seja, foram criados vários níveis de mercado para atender essa polarização. Pessoas ricas comprando artigos caros e pessoas de classe trabalhadoras gastando com mais cautela, comprando em lojas de descontos, em lojas de fábrica, preferindo marcas menos caras. As empresas atentas a essas variações de níveis financeiros, que adaptam seus produtos e esforços a esse público variado, tem muito a ganhar.
Ambiente Político-legal
No ambiente político-legal as decisões são fortemente afetadas pelo desenvolvimento das leis, medidas governamentais e pelos grupos de pressão, que influenciam e limitam as ações a serem tomadas pelas organizações e indivíduos. As forças políticas tendem a mudar lentamente e podem fornecer indicações úteis para posicionar e promover novos produtos. É também nesse ambiente que as organizações tentam os governos.
Ambiente Tecnológico Nas economias modernas, uma forte base tecnológica, alimentada pelos dispêndios públicos e privados em pesquisa e desenvolvimento, sustenta a competitividade e o crescimento econômico. A tecnologia influi em todas as organizações, criando bens e serviços novos para venda, aperfeiçoando os produtos existentes e reduzindo os preços por meios de processos de fabricação e de distribuição mais econômicos.

Ambiente Sócio-cultural
Um ambiente sócio-cultural é a relação das pessoas consigo mesmas (uma relação mais preocupada com a satisfação pessoal e auto-realização); com os outros (buscando cada vez mais uma vida em conjunto, seja através de programas de melhor idade, igrejas ou atividades comunitárias); com as organizações (o trabalho não é visto como um meio de satisfação e sim como obrigação, visando estabilidade para

Relacionados