ANÁLISE FÍLMICA: WHITE SWAN X CISNE NEGRO

1737 palavras 7 páginas
ANÁLISE FÍLMICA: WHITE SWAN X CISNE NEGRO1

Lilyan Veloso Borralho2

RESUMO:
O presente artigo tem por principal objetivo demonstrar de forma clara e concisa as semelhanças e as diferenças entre os filmes em questão.
No decorrer deste artigo é possível perceber que o Cisne branco está presente tanto na personagem principal de “O Cisne Negro”, Nina, quanto em Maya em “White Swan”.
Sabe-se que o filme “Cisne Negro”, assim como o filme “White Swan” provocam muitas reações, questionamentos e debates e no decorrer da leitura deste artigo é possível compreender que isso ocorre principalmente por causa da história de vida tanto de Maya como de Nina.
Para a elaboração deste artigo, primeiramente assisti cada um dos filmes analisando não só a mensagem que cada um queria passar, mas o comportamento das personagens, seus conflitos, sofrimentos, entre outros.
Neste artigo, para melhor compreensão será apresentado também um breve resumo da história de ambos os filmes.

Palavras chaves: Cinema, Cisne Negro, White Swan.

1. Introdução
Este trabalho propõe-se analisar os filmes “Cisne Negro” e “White Swan”, destacando principalmente as personagens principais de ambos os filmes.
É interessante destacar que o título “White Swan”, chama bastante atenção do público, pois significa Cisne Branco e a personagem principal do filme é uma bailarina assim como Nina de o Cisne Negro. Desta forma, percebe--se que apesar do filme “White Swan”, também apresentado com o título “na mira da morte” não enfocar tanto a questão do balé, ele chama bastante a atenção do público uma vez que Maya afirma ser também um Cisne.

2. CISNE NEGRO

Sabe-se que o Cisne Negro é baseado no balé dramático “O lago dos Cisnes” criado por Tchaikovsky, com sua primeira estreia no Teatro Bolshoi em Moscou, no dia 20 de fevereiro de 1877.
O filme Cisne Negro retrata a vida de Nina, uma bailarina que exige muito de si para conseguir o papel principal na peça o lago dos cines.
No decorrer do filme,

Relacionados