ANÁLISE FORMAL DUM POEMA

435 palavras 2 páginas
ANÁLISE FORMAL DUM POEMA – TEXTO POÉTICO
I. Verso - é uma linha de um poema que se pode medir em sílabas métricas.
A contagem das sílabas no verso (sílabas métricas) não obedece às regras de contagem das sílabas gramaticais, uma vez que segue critérios fonéticos. Assim, só se contam as sílabas até à sílaba tónica da última palavra de cada verso e faz-se a elisão da vogal átona (i. e. não tónica) do final de palavra quando a palavra seguinte começa por vogal. Exemplo:
Conta a lenda que dormia (Fernando Pessoa)
Con/ta a/ len/ da/ que/ dor/ mi (7 sílabas) II. A medida do verso - os versos medem-se pela contagem das sílabas métricas. versos de uma sílaba – monossílabos versos de 2 sílabas – bíssilabos versos de 3 sílabas – trissílabos versos de 4 sílabas – tetrassílabos versos de 5 sílabas – pentassílabos ou redondilha menor versos de 6 sílabas – hexassílabos versos de 7 sílabas – heptassílabos ou redondilha maior versos de 8 sílabas – octossílabos versos de 9 sílabas – eneassílabos versos de 10 sílabas – decassílabos versos de 11 sílabas – endecassílabos versos de 12 sílabas – dodecassílabos ou alexandrinos O verso livre não está sujeito a limites de sílaba e ritmo. Surgiu com os poetas modernistas. III. Rima - é a identidade fónica (geralmente) no final de dois ou mais versos. A rima não é um elemento obrigatório do texto poético, e os versos sem rima designam-se por versos brancos ou soltos. A rima pode ser toante ou consoante:
Na rima toante (ou imperfeita) - há correspondência na vogal tónica, mas a rima não é total a partir daí
Na rima consoante (ou perfeita) - há correspondência total de sons a partir da última vogal tónica. A rima pode ser rica ou pobre
Na rima rica – as palavras que rimam pertence a categorias gramaticais diferentes;
Na rima pobre – as palavras que rimam são da mesma categoria morfológica. Tipos de rima:
Emparelhada - quando os versos rimam dois a dois (aabb);
Cruzada - quando os versos rimam

Relacionados

  • A história concisa da Filosofia
    197550 palavras | 791 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas