ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO. CONDICIONAMENTO CLÁSICO

608 palavras 3 páginas
Nesse experimento foi utilizado um rato de laboratório, fornecido através do programa virtual de treinamento Pro Sniffy.

1º Experimento: Aquisição de uma resposta condicionada (medo)

Esse experimento tem como objetivo fazer com que o rato (sniffy) desenvolva uma associação entre o choque e o tom, tendo como comportamento a adoção de medo ao tom.

RESULTADOS O rato desenvolveu a associação entre o tom e o choque, aprendendo a ter medo do Tom.
Moviment ratio

CS Response Strenght

Nos gráficos da Janela Moviment Ratio e CS Response Strenght, nota-se que à medida que o estímulo ocasionado pelo choque vai sendo executado, o rato Sniffy respondia com um pulo, indicando que seu nível de medo estava alto. Logo no início, os pulos eram menos intensos. Depois da 5ª execução do estímulo incondicionado (choque) os níveis de medo apresentaram certa estabilidade, embora em níveis altos.

Lab assistent – Analisando o nível de atividade e congelamento de Sniffy

10ª





Frozen 0
30
102
186
237
287
Active
301
259
201
128
71
86

Analisando o número de tentativas emparelhando o TOM com o Choque, nota-se que na 1ª tentativa o rato Sniffy estava muito ativo e zero de Frozen, com o decorrer do experimento toda vez que o TOM é apresentado ao rato Sniffy ele congela, se preparando para levar o Choque. Já nas últimas tentativas nota-se uma alteração no comportamento do rato Sniffy, embora seus níveis de congelamento sejam maiores.

2º Experimento: Extinção de uma resposta condicionada (perder o medo)

O objetivo desse experimento foi fazer com que o rato perdesse o medo ao Tom, adquirido no primeiro experimento. Para isso foi apresentado apenas o TOM (Estímulo condicionado) sem o choque.

RESULTADOS O rato perde o medo do Tom e volta a ser ativo ao som do mesmo.

CS Response Strenght

Moviment Ratio

Nos gráficos da Janela CS Response Strenght e Moviment Ratio, nota-se que à

Relacionados