Análise ergonômica de posto de trabalho guardador de carro

3585 palavras 15 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN

Análise Ergonômica de Posto de Trabalho Guardador de Carro

Trabalho realizado por Nathália Schirmer, para a disciplina de Ergonomia 3, curso
Bacharelado em Design, DADIN - UTFPR

CURITIBA
2012
1. INTRODUÇÃO

Uma figura presente no dia a dia de qualquer motorista de médias e grandes cidades são os guardadores de carro. Deve-se considerar como uma profissão, uma vez que não é regulamentada? Como agir diante uma situação que eles até estipulam um preço para se estacionar em local público?
Gostando ou não, eles existem e estão por toda parte. Uma reivindicação publicada no jornal Estado do Paraná, no ano de 1989, por Aramis Millarch, já trazia a questão à tona. Em sua visão o prefeito vigente deveria tomar providências para ”regulamentar o trabalho dos guardadores de automóveis através de um sindicato autônomo da categoria e normas oficiais para que se controle, mesmo que informalmente, esta ‘profissão’ que existe de fato nas ruas da cidade”.
Millarch exemplifica a situação citando na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi criado um sistema de vigilantes, associados a um sindicato que, por sua vez, cadastra e supervisiona o trabalho dos autônomos. Com isto, em princípio, existe uma mínima fiscalização sobre os que trabalham evitando-se que marginais com fichas policiais formem verdadeiras quadrilhas para cobrar "proteção" dos proprietários de veículos, a pagar custos elevados por uma vigilância, que na verdade não existe.
Para analisar esse posto de trabalho foram utilizadas metodologias da ergonomia, que, entre outros quesitos, estuda a adaptação do homem em seu meio de convivência. Sejam eles em casa, no trabalho ou nas ruas. Objetiva conseguir a participação do usuário desse sistema em simulações e avaliações através de modelos de testes referentes aos resultados obtidos. Para um melhor aproveitamento/rendimento de suas atividades diárias seu ambiente deve proporcionar

Relacionados

  • Agente de trânsito
    6398 palavras | 26 páginas
  • A dimensão social do trabalho
    11943 palavras | 48 páginas
  • Saúde em São Paulo
    89876 palavras | 360 páginas
  • Tecnologia da informação
    174701 palavras | 699 páginas