Análise dos efeitos do fumo metálico do processo de soldagem na saude do trabalahdor

2225 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO
Os processos de fabricação dentro das indústrias muitas vezes geram riscos a saúde do trabalhador. A soldagem é um destes processos, que pode afetar o desenvolvimento de doenças ao trabalhador em longo prazo. Por isso torna-se muito importante o entendimento e o controle destes ambientes, para que os riscos sejam minimizados. Os fumos de solda representam um risco grave à saúde do soldador, sendo assim é de extrema importância à utilização de sistemas e equipamentos para assegura r melhores condições de trabalho.

Atualmente existem vários equipamentos que proporcionam uma minimização dos riscos no posto de trabalho, alguns apresentados neste trabalho. A partir do estudo dos danos a saúde causada pelos fumos de solda desenvolveu-se um protótipo de uma capela para captação dos fumos, que juntamente com equipamentos já existente pode ser feita a análise da geração de fumos e também se necessário das substâncias presentes nos fumos. Desta forma podemos utilizar este equipamento para estudo da emissão de fumos no processo de soldagem , o mais usual na indústria. Com o estudo da geração de fumos, utilizando o protótipo desenvolvido, pode ser realizada a avaliação de parâmetros e novos dispositivos, como Ecoturb XOF, para o desenvolvimento e a busca por ambientes de trabalho mais seguros a saúde do trabalhador.
RISCOS QUÍMICOS
Riscos químicos são substâncias constituídas por matéria que estão presentes no ar na forma de moléculas individuais ou em grupos de moléculas unidas. As vias de entrada destes contaminantes no corpo humano são via respiratória, a via dérmica ou cutânea (pele) a via digestiva e a via parenteral (através de feridas). No processo de soldagem o principal risco, causador de problemas a saúde são os aerodispersoes (poeiras e fumos metálicos). Os fumos metálicos proveniente da utilização de processos de soldagem de metais como, ligas de aço, alumínio, chumbo, o manganês, o aço inoxidável, ferro, etc., causam doenças pulmonares

Relacionados