análise do filme mera coicidência

733 palavras 3 páginas
O filme mera coincidência (wag the dog), mostra uma realidade diferente da que conhecemos, porque aborda de forma clara e objetiva o poder de persuasão que a mídia tem e ate que ponto é capaz de influenciar, direta ou indiretamente à vida das pessoas. Também mostra a forma, a capacidade e habilidades de um produtor de cinema e de um marqueteiro tem, de através dos meios de comunicação de massa, de fazer com que as pessoas, “platéia” pensem e sintam determinadas coisas a respeito de determinado sujeito.

Notamos que a estratégia é tão antiga que podemos comparar com o projeto de Jean Batiste Colbert, o Robert de Niro de Luís XIV, que consistia em um conjunto de iniciativas sistemáticas controladas com o propósito explícito de prover e coordenar a informação na perspectiva de se estabelecer a opinião socialmente predominante sobre o rei,o candidato.Tratava-se basicamente de produzir informação e de coordenar a sua circulação nos círculos sociais que importavam.Isto num regime nem tao democrático como no nosso caso em questão.

Em Mera Coincidência, a assessoria de imprensa do Governo dos Estados Unidos, se vê diante de um escândalo de seu assessorado, o Presidente. Para contornar a situação, a assessoria precisou fazer as pessoas esquecerem de qualquer maneira o ocorrido, e para isso chamam o Sr. Bean ( Robert de Niro). A intenção "distrair a imprensa".

A Assessoria agiu de forma rápida e discreta. Bean em reunião decide “fazer uma guerra”, acha que nada é melhor do que criar uma crise para anular outra crise. Todos na reunião concordaram que a “guerra” faria as pessoas esquecerem o escândalo. Sem ética, sem pensar nas conseqüências que poderia trazer para as pessoas do país que decidiram “atacar”
Cria -se o espetáculo, papéis são incorporados falas são recitadas conflitos são simulados, há cenários, luzes, bastidores, cena, diretores, maquiadores, figurinos,atores, e principalmente platéia,pacientes espectadores da ação representada. A" política pelos

Relacionados