ANÁLISE DO ARTIGO POBREZA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E FORMAS DE SEU ENFRETAMETNO DE MARIA CARMELITA YAZBECK

2077 palavras 9 páginas
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9

1.INTRODUÇÃO

O Serviço Social no contexto contemporâneo visa compreender e explicar as lógicas que deram origem à pobreza e à desigualdade social, que por sua vez tiveram origem no capitalismo e nas relações socioculturais decorrentes deste. Portanto, é importante que o profissional dessa área seja capaz de intervir, por meio de propostas elaboradas a partir de uma fundamentação teórica, política, ética e técnica, sendo o conhecimento teórico o ponto inicial de sua capacitação.
Este estudo tem como objetivo fazer uma análise crítica do artigo “Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfretamento” de Maria Carmelita Yazbeck.
Teve inicio a partir da identificação do objetivo e da metodologia empregada pela autora para desenvolver a problemática estudada.
O segundo ponto analisado foi aapresentação da variável apresentada na Estatísticapara o número de pessoas atendidas pelo programa Bolsa Família, a amostra utilizada e os percentuais apresentados a respeito desse programa.
O terceiro ponto analisado foi a apresentação dos processos do Serviço Social nos programas e políticas apresentadas por Yazbeck (2012), enfocando as atribuições e os instrumentos a serem utilizados, nos vários espaços de atendimento.
O último ponto analisado foi a elaboração de uma análise crítica e criativa de

Relacionados