ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICOS: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DO TRABALHO, EMPREGO RENDA NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2004 E 2013

2082 palavras 9 páginas
ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICOS: UM ESTUDO SOBRE A
EVOLUÇÃO DO TRABALHO, EMPREGO RENDA NO BRASIL ENTRE OS ANOS
DE 2004 E 2013

CONDE
2014

1

ANÁLISE DE INDICADORES ECONÔMICOS: UM ESTUDO SOBRE A
EVOLUÇÃO DO TRABALHO, EMPREGO E RENDA NO BRASIL ENTRE OS
ANOS DE 2004 E 2013

1 Introdução
As pesquisas sobre a força de trabalho são um importante instrumento para avaliar como o cenário político-econômico influencia o comportamento do mercado de trabalho, além de fornecer subsídios para o planejamento socioeconômico do País (IBGE, 2014b).
Assim, este trabalho objetiva analisar a evolução sobre trabalho, emprego e renda no Brasil nos últimos dez anos. Os indicadores escolhidos para compor esta análise foram: taxa de desocupação, população economicamente ativa e renda média do trabalhador. Tal escolha, limitada, se deu em razão da premência de tempo para realização da pesquisa e pela relevância das informações que estes indicadores podem fornecer sobre a força de trabalho.
Sua elaboração baseou-se em dados levantados pela PME – Pesquisa Mensal de Emprego, realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
2 Pesquisa Mensal de Emprego/IBGE
Segundo o IBGE (2007), a PME é uma pesquisa domiciliar mensal que estuda as características da população residente em áreas metropolitanas de abrangência para mensuração das relações de trabalho associadas a outros aspectos socioeconômicos. Ela resulta em indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência do mercado de trabalho, sendo considerada um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica e que possibilita o planejamento socioeconômico do País, abrangendo informações sobre condições de atividade, de ocupação, rendimento médio, posição na ocupação, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios. Seu foco é o trabalho, embora utilize de algumas características sociodemográficas e educacionais para melhor

Relacionados