Análise de filme á luz da Psicologia do Desenvolvimento do Adoelscente

2127 palavras 9 páginas
FACULDADE DE PSICOLOGIA E CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DA
UNIVERSIDADE DO PORTO

ENSAIO SOBRE O FILME “AS VANTAGENS DE SER INVISIVEL”,
ADAPTAÇÃO DO LIVRO DE STEPHEN CHBOCKY

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE (PDA) – PRÁTICA
MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA – 2º ANO

04-01-2015

2

No que se trata de assuntos relacionados com o Desenvolvimento do Adolescente, torna-se complicado definir um padrão umas vez que são vários os fatores que atuam sobre ele. Ainda assim várias são as fases que cada adolescente acaba, mais tarde ou mais cedo, por vivenciar e que vão ditando quem ele se tornará quando atingir a idade adulta. Encontramos uma abordagem interessante das facetas desse mesmo desenvolvimento no filme “As Vantagens de ser Invisível” e é sobre ele que se debruçará a nossa análise de modo a reconhecer os vários domínios do desenvolvimento nele presentes.
O filme retrata a história de um rapaz, Charlie, que se encontra a entrar no Ensino
Secundário. Com dificuldade em estabelecer relações e com uma infância repleta de alguns acontecimentos traumáticos, dos quais não se recorda mas que acabarão por ditar o seu percurso, o adolescente luta contra todos os obstáculos com o objetivo de fazer amigos que o ajudarão a construir a sua própria identidade e a descobrir a sua maior qualidade : ser “invisível”.
Um dos temas principais que, sob a nossa perspetiva, se destaca no filme “As
Vantagens de Ser Invisível” é o desenvolvimento da identidade, esta consiste na
“consciência (…) de que existe uniformidade e continuidade nos métodos de sintetização do ego, o estilo de individualidade de uma pessoa, e de que esse estilo coincide com a uniformidade e continuidade do significado que a pessoa tem para os outros significantes na comunidade imediata” (Eriskon, 1976).
Para este autor a maturação da identidade ocorre segundo algumas etapas prédefinidas, que podem ser por sua vez marcadas por crises normativas, consoante a interação com o que

Relacionados

  • Pricipios
    57675 palavras | 231 páginas
  • Trabalhos prontos
    79997 palavras | 320 páginas