Análise de fianaças corpoativas

1963 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

A competitividade no mercado atual é o principal motivo para ocorrer a cisão, fusão e a incorporação, a necessidade de reduzir custos operacionais leva as grandes empresas a esta tendência. Apesar das partes envolvidas serem de caráter privado, esta união de corporações pode influenciar toda a sociedade e causar impacto na economia do país.
Este trabalho objetiva, através de conceitos e exemplos reais, demonstrar as estratégias e objetivos obtidos com essas operações.

DESENVOLVIMENTO
Cisão:
O artigo 229 da Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº 6.404/76) define a cisão como sendo “a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão”.
Este processo, nada mais é do que a divisão do patrimônio de uma sociedade em duas ou mais partes, visando a constituição de uma nova ou novas sociedades, ou também para integrar o patrimônio de sociedade já existente. Desta forma, a cisão não implica necessariamente no desaparecimento da sociedade cindida (cisão parcial).
Existem duas modalidades de cisão: a cisão total, quando ocorre versão de todo o patrimônio, e a cisão parcial, quando há versão de parte do patrimônio, que se mantém com seu capital diminuído.
Ao utilizar-se da estratégia de cisão, podemos citar as seguintes vantagens:
• Descentralizar determinadas atividades operacionais;
• Redução nos custos operacionais;
• Redução de impostos;
• A nova empresa cindida poderá optar por outro regime tributário;
• Transferência de imóvel, a empresa “A” quer vender o seu imóvel a valor de mercado para a empresa “B”, o sócio da empresa “B” poderá ser sócio da empresa “A” através de uma cisão parcial e posteriormente transferir este imóvel para a empresa “B” sem que haja incidência de tributação;

Relacionados