ANÁLISE DAS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DA NR33 - ESPAÇOS CONFINADOS, EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL

3100 palavras 13 páginas
ANÁLISE DAS ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DA NR33 - ESPAÇOS CONFINADOS,
EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL
Valdir da Cruz de Oliveira1
Nilo Fabre Junior2

RESUMO

A Norma Regulamentadora – NR33 - sobre Espaços Confinados é a mais recente normatização pelo Ministério do Trabalho e Emprego, com relação à segurança do trabalho.
Embora a NR33 apresente uma definição para espaços confinados, os mesmos possuem diversas características, e estas estão relacionadas às várias atividades dos setores econômicos. Sendo que em todos os perigos existentes a vida e a segurança do trabalhador são os mesmos. Para tanto, o presente artigo se caracteriza como um estudo de caso que objetivou mostrar todas as etapas do processo de implantação da NR33 em uma empresa do setor agroindustrial, com ênfase na movimentação e armazenamento de grãos, mostrando ainda a percepção dos trabalhadores na aplicação da norma, no dia a dia de suas atividades laborais relacionadas com espaços confinados. O trabalho foi realizado na COCAMAR
Cooperativa Agroindustrial, situada na cidade de Maringá – Paraná, por meio de informações colhidas “in loco”, em questionários aplicados de forma aleatória aos colaboradores que possuem atividades laborais relacionada a espaços confinados e por meio de entrevistas. A análise dos questionários mostrou que 100% dos colaboradores estão aptos a identificar ambientes de espaços confinados, fato importante a segurança do trabalhador, e que 88% dos trabalhadores sentem-se mais seguros para a realização de suas tarefas após implantação dos procedimentos e treinamentos da NR33, pela empresa. Constatou-se uma grande dificuldade na comunicação entre vigia e trabalhadores devido ao formato arquitetônico de alguns espaços confinados, característicos do setor agroindustrial.

Palavras-chave: Segurança no trabalho; espaço confinado; cooperativa agroindústria; armazenamento de grãos; silos; armazéns; permissão de entrada de trabalho.

1

Engenheiro Agrícola –

Relacionados

  • Relatório de Estagio
    6993 palavras | 28 páginas
  • Gestão de Saude e Segurança
    10229 palavras | 41 páginas