Análise das Demosntrações Financeiras Arcerlomittal

3919 palavras 16 páginas
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Ciências Econômicas
Departamento de Ciências Contábeis

Análise das Demonstrações Financeiras
Aperfeiçoamento em Controladoria e Finanças
Prof. MSc. Carlos Maurício Vieira

Belo Horizonte/MG
Leidsonia
Lúcio
Raquel
Jean
Heitor

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Análise das Demonstrações Financeiras no Curso de Aperfeiçoamento em Controladoria e Finanças, na Universidade Federal de Minas Gerais.
Prof. MSc. Carlos Maurício Vieira

Belo Horizonte/MG
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo principal de analisar os resultados contábeis da ArcelorMittal e demonstrar a importância da interpretação dos índices para tomadas de decisões. Inicialmente, a apresentação da empresa e de seus negócios. A seguir é elucidado o significado dos conceitos dos índices posteriormente utilizados. O período de estudo foi os anos de 2009 a 2013, tendo como base os dados financeiros consolidados contidos nos relatórios anuais da companhia. Discute-se de forma global a evolução dos índices e motivos pelos quais estes podem ter sido afetados. Nos anexos constam tabelas e gráficos que contribuíram no “gerenciamento” dos resultados obtidos a fim de interpretá-los o mais fidedignamente possível.

2 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
2.1 Informações Gerais

A ArcelorMittal faz parte do cotidiano de milhões de pessoas em mais de 60 países da África, Ásia, Europa e Américas. Plantas industriais instaladas em mais de 20 países são responsáveis pela fabricação de aproximadamente 6% de toda a produção mundial de aço bruto. O Grupo também conta com fontes próprias de matérias-primas e ampla rede de distribuição.
Ao todo são 27 unidades industriais que atuam na produção e beneficiamento de aço no Brasil, Argentina e Costa Rica, com a

Relacionados