Análise da xilogravura - revolta dos negros em são domingos de yan dargent, 1860.

496 palavras 2 páginas
Revolta dos negros em São Domingos comandados por Toussaint L' Ouverture, xilogravura, Yan Dargent, 1860

Esta obra retrata a revolução do aiHaiti em toda a sua essencia, foi uma revolução de luta armada dos escravos contra os latifundiários franceses. Ninguém branco foi poupado, nem crianças, nem mulheres e nem idosos.
No quadro tres escravos matam pessoas brancas com alto grau de violencia e com determinação de seus ideais, pois acumulam-se corpos sob seus pés.
Podemos observar que as pessoas que estão agredindo estão armados com porretes e facões, as pessoas que estão sendo agredidas estão, aparentemente indefesos, inclusive sem uniformes, logo não são militares.
No canto inferiro esquerdo um homem bem vestido e com o corte de cabelo usado pela aristocracia francesa parece pedir clemência, caido entre as pernas do seu agressor.Um outro homem ao centro da obra esta com um dos joelhos no chão e tenta defender-se do ataque que parece ser inevitável, pois o agressor segura-o pelo cabelo enquanto mantém as pernas em posição de ataque, além de ter na outra mão, que denota movimento, uma faca enorme. Mais à esquerda o agressor segura uma mulher pelo pescoço e tem o outro braço erguido em sinal de golpe iminente. Debaixo dos pés desta mulher tem outra que parece morta.
Nos prédios que completam o cenário sai fumaça pelas janelas, enquanto pessoas ao fundo da xilogravura ateam fogo.

Esta xilogravura foi criada em 1860, ou seja, cinquenta e seis ano depois da proclamação da independência do Haiti e quase 70 anos depois do evento que retrata.
[pic] Retrato de Yan Dargent, nascido em Paris em 1824 e falecido em 1899.
Dargent cresceu e estudou na cidade de Landerneau. Esta cidade fica no norte da França e próximo ao porto de Brest que era um dos principais pontos de comércio com a Inglaterra e comunicação com o Oceano Atlântico. Vale lembrar que São Domingos sustentou um mais lucrativos negócios do novo mundo, em outras palavras,

Relacionados

  • Nada demais
    2583 palavras | 11 páginas
  • Negros no Brasil
    5823 palavras | 24 páginas