Análise da qualidade da água da Lagoa do Muçum, Fortaleza, CE.

4619 palavras 19 páginas
Análise da qualidade da água da Lagoa do Muçum, Fortaleza/CE.
Davi Melo Santigo¹ (E), José Jeová Ferreira Júnior¹ (E), Rosa Márcia de Araújo de Oliveira¹ (E)*, Denise Fernandes² (PQ).
1. Universidade de Fortaleza – Discentes do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária;
2. Universidade de Fortaleza – Docente do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; rosamarcia@edu.unifor.br Resumo
A preservação e cuidado com a água é de fundamental importância, já que esta é o insumo para nossa vida. O presente artigo teve como objetivo analisar de acordo com os parâmetros físico-químicos, microbiológicos e metais alcalinos da água da lagoa do Muçum que está situada no município de Fortaleza, no interior do Campus da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), observando se está de acordo com a Resolução CONAMA 357/2005. A análise foi realizada a partir de parâmetros físico-químicos, tais como: pH, Oxigênio Dissolvido (OD), Turbidez, Clorofila ''a'', Nitrito, Nitrato e Fosfatos. De metais alcalinos como: Sódio e Potássio, e microbiológicas: Coliformes Termotolerantes e Escherichia coli, sendo analisado também o material de suspensão. Recorrendo as mais variadas fontes de pesquisa através de artigos científicos, livros e outros. Tem, portanto, com base em uma pesquisa bibliográfica e experimentos laboratoriais a finalidade de verificar se a água da lagoa do Muçum está dentro dos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005. Os resultados obtidos não foram satisfatórios, isto é, a água é imprópria em se tratando de balneabilidade, porém com tratamento específico é possível diminuir as alterações.

Palavras-chave: Inserir até cinco palavras-chave, separadas por pontoQualidade da água, Lagoa do muçum, Análise de água.
Introdução
A lagoa do Muçum está situada no município de Fortaleza-CE, mais precisamente no interior do Campus da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na zona sudoeste da região metropolitana. É uma lagoa interdunar, de vegetação rasteira, apresentando algumas

Relacionados