Análise da mobilidade turística intradestino no município do Rio de Janeiro

696 palavras 3 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1
Período - 2014/2º
Disciplina: Tranporte Turístico II
Coordenador: Rafael Castro

Questão : Análise da mobilidade turística intradestino no município do Rio de Janeiro
A mobilidade urbana é considerada um fator fundamental para o desenvolvimento das grandes cidades. A grande maioria da população necessita se deslocar para ir ao trabalho, ir à escola, para entretenimento, cultura e lazer.
A cidade do Rio de Janeiro possui uma população entre seis e sete milhões de habitantes e acrescenta-se a esse número grande parte da população dos municípios do grande Rio que tem suas atividades profissionais na cidade do Rio de Janeiro e se deslocam diariamente para o Rio de Janeiro.
O turismo conceitua-se pelo deslocamento de um local para outro com pelo menos um pernoite, isto é sem a mobilidade não há turismo.
O Rio de Janeiro recebe em média por ano aproximadamente dois milhões de turistas internacionais e cinco milhões de turistas nacionais que, somados ao dia a dia da população, necessitam de transporte para o deslocamento dos terminais de desembarque para os meios de hospedagem e entre os meios de hospedagem e os atrativos turísticos. Temos que levar em consideração que grande parte dos turistas nacionais se deslocam em carros particulares, e que com isso dispensam parte dos serviços de transporte mas, em contra partida, sobrecarregam o sistema de trânsito da cidade.
O Rio de Janeiro, e as grandes cidades brasileiras, têm utilizado um modelo de mobilidade quer privilegia automóveis e motos, no lugar dos transportes coletivos ou não motorizados, que além de proporcionar engarrafamentos, aumentam o número de acidentes de trânsito, fato que gera altos custos por indenizações ou afastamentos do trabalho, aumenta o estresse, ocasionando redução na produtividade do trabalhador

Relacionados

  • AD2 Transpote I
    734 palavras | 3 páginas