ANÁLISE DA IMPLEMENTÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS EM EMPRESA FABRICANTE DE ENERGÉTICOS NA REGIÃO SUL DA BAHIA.

1501 palavras 7 páginas
ANÁLISE DA IMPLEMENTÇÃO DO CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS EM EMPRESA FABRICANTE DE ENERGÉTICOS NA REGIÃO SUL DA BAHIA.

ALEXANDRE RAMOS (UESC)
DANILO SOARES (UESC)
HEBER OLIVEIRA (UESC)
JONATHA KADU DOS SANTOS (UESC)
LAIZ CARDOSO (UESC)
RAFAEL BRITO DE ABREU (UESC)

RESUMO

Em um cenário cada vez mais competitivo, empresas e indústrias de diversos setores vêm continuamente buscando mecanismos que permitam a otimização dos resultados, a redução nos prazos de entrega, a eliminação de desperdícios, alcançando assim, um aumento real de lucratividade e da rentabilidade, soma-se à importância que se tem dado à questão da implementação das ações estratégicas nas empresas na busca da melhoria de seus processos. Para tratar essa questão, o presente artigo propõe a implantação do controle estatístico de processos (CEP) e uma análise metrológica e estatística de uma empresa responsável pela fabricação de bebidas energéticas, principal produtora da região sul da Bahia e de importância para a economia local. Os resultados possibilitaram à empresa identificar e reduzir custos relacionados com desperdícios e obter melhorias na qualidade de seus produtos. Este artigo aborda ainda as diferentes aplicações das cartas de controle nos processos.
.
Palavras Chaves: metrologia, controle estatístico de processos (CEP), desperdícios.

1. INTRODUÇÃO

As primeiras práticas em (CEP) Controle Estatístico de Processos surgiram na década de 1930, nas fábricas dos Estados Unidos. Desde então, com a crescente competitividade do mercado, a grande maioria das organizações passou a adotar algumas ferramentas que ajudassem a otimizar seus processos. Na definição de Kotler (1980), um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer a um desejo. A satisfação do desejo é o serviço que este determinado produto presta, ou seja, o produto é meio pelo qual o desejo é satisfeito. O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise da implantação do CEP e através dos seus resultados

Relacionados