ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DAS PROPORÇÕES DOS FATORES DE PRODUÇÃO NOS SETORES ECONÔMICOS

4161 palavras 17 páginas
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DAS PROPORÇÕES DOS FATORES DE PRODUÇÃO NOS SETORES ECONÔMICOS

Pedro dos Santos Portugal Júnior: Economista, especialista em Gestão de Negócios; professor do UNIS-MG.
Nilton dos Santos Portugal: Administrador, MBA em Finanças e Mestre em Administração; professor e coordenador de cursos no UNIS-MG.

RESUMO

O estudo que se segue pretende apresentar uma análise teórica do comportamento na utilização dos fatores de produção em cada um dos setores da economia e quais as conseqüências diretas da evolução deste comportamento, principalmente no que tange ao aumento da utilização do fator capital e a diminuição do emprego de trabalho não qualificado. O artigo inicia-se recapitulando informações sobre os fatores de produção (capital, trabalho, recursos naturais, inovações tecnológicas e questões institucionais) distinguindo-os entre fatores endógenos e exógenos, a função produção e os setores econômicos (primário, secundário e terciário). Após, é feito um estudo sobre a evolução destes fatores em cada um dos setores. Com base nestes dados faz-se uma análise do impacto desta evolução principalmente em relação aos países subdesenvolvidos.

1. INTRODUÇÃO

O estudo da função produção e dos fatores que a compõe sempre foi um componente importante na Teoria Econômica. A partir da análise da utilização destes fatores, bem como da evolução dos mesmos, pode-se explicar questões básicas da economia como o desenvolvimento econômico, desemprego, níveis de produção, dentre outros.
Um estudo deste assunto justifica-se principalmente por ser a produção o componente principal de toda a economia. Rossetti (2003, p. 91) afirma que

Todas as categorias básicas de fluxos econômicos – a geração da renda, as diferentes formas de dispêndio e a acumulação de riquezas – resultam da produção, considerada, por isso mesmo, como atividade econômica fundamental. O estudo dessa atividade, de suas bases, de seu dignificado e de seus fluxos é, assim, um bom ponto de

Relacionados