Análise da estabilometria na avaliação do equilíbrio estático na plataforma de força em um indivíduo com vertigem de posicionamento paroxística benigna submetido a um programa de reabilitação vestibular.

691 palavras 3 páginas
ANÁLISE DA ESTABILOMETRIA NA AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO ESTÁTICO NA PLATAFORMA DE FORÇA EM UM INDIVÍDUO COM VERTIGEM DE POSICIONAMENTO PAROXÍSTICA BENIGNA SUBMETIDO A UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO VESTIBULAR.

Palavras-chave: Vertigem, equilíbrio, estabilometria, reabilitação vestibular

INTRODUÇÃO

O equilíbrio consiste na manutenção do centro de gravidade dentro da área de superfície de apoio, e a manutenção deste depende da integridade anatômica e funcional do aparelho vestibular, assim como do sistema visual, proprioceptivo, musculoesquelético e centros nervosos. A vertigem de posicionamento paroxística benigna (VPPB), caracterizada por ataques de vertigem devido mudanças rápidas da posição cefálica, é a patologia mais comum das vestibulopatias periféricas, sendo uma das causas mais freqüentes de vertigem em todo mundo, apresentando vários sintomas, dentre eles, alteração do equilíbrio corporal. Dentre as formas de tratamento da VPPB esta a reabilitação vestibular, baseada em exercícios ativos de olhos, cabeça e corpo e manobras físicas que objetiva a estimulação da neuroplasticidade do SNC para recuperação fisiológica do equilíbrio.

OBJETIVO

O objetivo deste estudo foi verificar a melhora no equilíbrio estático analisado pela estabilometria em um indivíduo com VPPB após ser submetido a um programa de reabilitação vestibular.

MATERIAS E MÉTODOS
Foi realizado um estudo de caso com um indivíduo do sexo masculino, 58 anos, com diagnóstico de VPPB unilateral por ductolitíase do canal semicircular posterior, submetido a uma avaliação fisioterapêutica constituída de manobra Dix-Hallpike, sensibilidade motora, ADM cervical, coordenação motora, exame oculomotor e avaliação do equilíbrio estático na plataforma de força através do teste de Romberg com olhos abertos e fechados durante 30 segundos. O tratamento constituiu de manobra de Epley, exercícios de Brandt-Daroff modificado, de Cawthorne & Cooksey e treinamento de habituação vestibular de Norré,

Relacionados