Análise da de pendabilidade em redes de computadores

779 palavras 4 páginas
Universidade Federal de Algoas - UFAL Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI Congresso Acadêmico UFAL 2010 "Comprovante de Submissão de Trabalho"

Tipo do Trabalho Título do Trabalho

EXTENSÃO ANÁLISE DA DE PENDABILIDADE EM REDES DE COMPUTADORES

Introdução
Este trabalho ira apresentar modelos de dependabilidade para redes convergentes de forma a analisar a confiabilidade/disponibilidade da rede em termos tanto dos componentes que a constituem quanto de sua topologia. Serão identificados pontos de saturação dos serviços prestados pela rede, em função de suas exigências tanto para a qualidade destes serviços quanto para o planejamento de seus componentes. Para a avaliação de cenários complexos, nos quais têm-se diversos equipamentos compondo uma rede, interligados através de diferentes tipos de meios físicos, junto com tráfegos de naturezas e exigências distintas, torna difícil a utilização de modelos puramente matemáticos. As Redes de Petri (RdP), por sua vez, permitem que estes cenários complexos sejam modelados e que se obtenha métricas tanto via simulação quanto através de análise. Com relação à dependabilidade, modelos tipo combinatorial, não baseados em espaço de estados, como Reliability Block Diagram (RBD) , Fault-Tree (FT) e Reliability Graph (RG) podem ser utilizados, além das próprias RdP. A escolha entre os diversos modelos irá variar de acordo com o tamanho do espaço de estados gerado, como os tipos de dependências entre os subsistemas e com as métricas que serão calculadas.

Metodologia
É apresentado o processo para avaliar a dependabilidade em sistemas. A metodologia consiste de quatro etapas: A primeira é a elicitação das características do sistema e o escopo do estudo a ser realizado. A segunda etapa trata da coleta dos dados que serão utilizados para parametrizar o modelo. A terceira etapa observa a modelagem e validação do modelo do sistema em estudo. Por fim, a quarta etapa consiste dos métodos de avaliação, da definição dos cenários

Relacionados