ANÁLISE CRÍTICO DESCRITIVA DO FILME: FRANKENSTEIN DE MERY SHELLER

476 palavras 2 páginas
Fundação Universidade Federal de Rondônia
Núcleo de Ciências e Tecnologia
Departamento de Química
5º Período de Química
Disciplina: Sociologia

ANÁLISE CRÍTICO DESCRITIVA DO FILME:
FRANKENSTEIN DE MERY SHELLER

Porto Velho

1 – Qual é o problema principal abordado no filme?

O tema principal são os limites éticos e religiosos da ciência, associados a ânsia destemida de alcançar a glória através da ciência, como também a disminação social.

2 – Qual a solução que o roteiro oferece ao problema por ele levantado ou como tematiza essas idéias? Resumir e justificar como citação.

“Quando a busca do saber adquire feições monstruosas da ambição e insensibilidade, o sofrimento, a dor e a morte é a punição infinita”

3 – Descreva suncitamente pormenores importantes e/ou observações significativas constantes no filme.

Ingredientes principais constantes no filme, que se densevolve em um plano de tragédia são: ambição tanro de Victor como de Walton; desequilibrios psicológicos (com suas privações de paisagem natural e afetos familiares); revolta; amor; morte; dor; preconceito; desprezo, solidão e vingança. 4 – Esquema de reflexão pessoal. No aspecto ético e religioso a obra critica a toda tentativa de transgressãoda ordem natural e divina. Ao dar vida ao monstro, Victor está tentando superar ou equiparar-se a Deus, deste modo ele transgride as Leis de Deus e é punido com sofrimento e com a morte. Deste modo, podemos relacionar este filme aos limites ético e religiosos dos trabalhos científicos de hoje,como por exemplo a “clonagem”. Em relação ao preconceito ao monstro, isso é uma característica de todas as sociedades, principalmente as de massas. O monstro sempre foi desprezado e maltratado pela sociedade, sendo assim, ele acaba por uma ótica social, ser um símbolo dos excluídos, isto, reforçado pela fala do monstro, pelo fato de ter sequer um

Relacionados