Análise crítica - livros sapienza, b. t. conversa sobre terapia. são paulo: educ, 2004. e heidegger, m. in coleção os pensadores. são paulo: abril cultural, 1983.

1490 palavras 6 páginas
Análise Crítica: Conversa Sobre Terapia

INTRODUÇÃO A realização desse trabalho teve como base central a obra da autora Bilê Tatit Sapienza, intitulada “Conversa sobre terapia”, articulada diretamente com as idéias centrais do filósofo alemão Martin Heidegger à luz da fenomenologia e da Daseinsanalyse.
Heidegger esteve por grande parte de sua vida obcecado pela possibilidade da existência de um sentido básico do verbo "ser", que iria muito além de sua variedade de usos. Suas concepções quanto ao que existe, é uma Ontologia (o estudo do que é, do que existe: a questão do Ser) dependente dos filósofos antes de Sócrates, da filosofia de Platão e de Aristóteles, e dos Gnósticos. Foi influenciado ainda por diversos filósofos do século XIX e do início do século XX, principalmente por pensadores como o católico dinamarquês Søren Kierkegaard, os filósofos alemães Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey e pelo seu mestre e fundador da fenomenologia (o estudo do modo como as coisas se manifestam), Edmond Husserl.
Segundo Heidegger, os seres humanos são colocados num mundo que eles não fizeram, mas que é constituído de coisas potencialmente úteis, incluindo objetos naturais e culturais. Como estes objetos chegaram à humanidade vindos do passado e são usados no presente para atingir objetivos futuros, Heidegger defendeu uma relação fundamental entre o modo de ser dos objetos, a humanidade e a estrutura do tempo.
Heidegger privilegia o futuro, porque é esta projeção para o advir e o golpe da devolução no embate com a morte que lá está que o leva a pensar e à autoconscientização. Daí, a sensação de medo e angústia trás o indivíduo a uma confrontação com a morte e com a inutilidade da vida, mas apenas com essa confrontação é que se pode alcançar a autêntica sensação de liberdade e existência.
A partir então desses pensamentos centrais e com a palavra de Sapienza enraizada na fenomenologia heideggeriana, pude aprofundar com esse trabalho, interessantes aspectos que

Relacionados