Análise Crítica do capitolo: A CIDADANIA NA ANTIGUIDADE E CIDADÃO, CIDADANIA E INTEGRAÇÃO SOCIAL.

907 palavras 4 páginas
DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos e cidadania. 2ª ed. São Paulo: Modena, 2004. p. 17 a 25). A CIDADANIA NA ANTIGUIDADE E CIDADÃO, CIDADANIA E INTEGRAÇÃO SOCIAL.

Como bem começa o texto a palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. A divisão da sociedade em classes vem desde muitos séculos atrás, sempre existiu essa distinção entre as pessoas, distinção essa injusta, pois sempre aqueles que possuem maiores privilégios tinham as maiores regalias, isso vem desde o tempo do absolutismo, que como se relata no texto, foi um período governado por um rei que abusava de seus poderes, sem qualquer limitação. Devida às diversas revoluções que ocorreram naquele século, o período absolutista chegou ao seu fim, e a burguesia passou a dominar o Parlamento.
A partir da Revolução Francesa a palavra cidadania foi defendida por vários escritores políticos como um termo de igualdade de todos, eles defendiam que todos os seres humanos nascem livres e são iguais, essa ideologia também foi defendida pela burguesia, que desejavam ter o direito a participar do governo, o povo assalariado também queria seu reconhecimento de igualdade, uma utopia nascia, “se todos fossem iguais, as pessoas mais humildes também poderiam participar do governo e desse modo as leis seriam mais justas”.
Em 1789, um marco na história da cidadania ocorreu, foi o que os revolucionários chamavam de “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, a qual era vista como um documento com valia internacional, contudo a principal luta dessa declaração, a igualdade de todos, logo foi esquecida e essa desigualdade permanece até os dias de hoje.
Além da desigualdade entre as pessoas, explícita na sociedade, existe a distinção entre pessoa e cidadão, fundamentada em nossa Constituição de 1988, herança da Revolução Francesa, cidadão é aquele que precisa cumprir alguns requisitos para poder ter direito a

Relacionados

  • Monografia
    15444 palavras | 62 páginas
  • A IMERGENCIA DA PESSOA HUMANA NA HISTORIA
    209612 palavras | 839 páginas
  • Direito
    130619 palavras | 523 páginas
  • Aristóteles - obras completas - mesquita, antonio pedro
    251654 palavras | 1007 páginas