Análise comparatista de o ateneu, de raul pompéia e o o jovem törless, de robert musil, focada na temática práticas pedagógicas.

5685 palavras 23 páginas
Curso: Letras – Português / Noturno
Disciplina: Literatura Comparada II

Análise Comparatista de

O Ateneu, de Raul Pompéia e o
O Jovem Törless, de Robert Musil, focada na temática
Práticas Pedagógicas.

Aluna: Maria Angélica Rinaldi

1

Apresentação
O objetivo deste presente trabalho é fazer um levantamento e uma análise crítica e comparatista entre as obras O Ateneu e O Jovem Törless, focando-se na questões relacionadas à prática pedagógica apresentadas em ambas as obras.
Farto é o material analisado e profundo poderia ser o trabalho de pesquisa e análise. Entretanto, buscando maior objetividade e concisão, concentramos o desenvolvimento deste nos pontos que mais explicitamente apontam para a prática pedagógica de ambas as escolas. Poder -se-ia analisar os fatos e ocorrências não explicitamente encontrados ou ainda aqueles que indiretamente teriam relação com a prática de ensino (e mais ainda com os resultados desta prática), mais estes podem ser objetos de um outro trabalho, mais aprofundado e prolongado, não sendo neste tratados.
Partiremos dos levantamentos das situações em que temos a presença, a citação, a referência ou uma conseqüência imediata das práticas pedagógicas que se davam nos dois ambientes. Sob a luz de teorias existentes, voltadas à Pedagogia de Autonomia, da Emancipação, da Libertação, como de
Adorno, Rosseau e Paulo Freire, estabeleceremos alguns pontos críticos com relação às práticas apresentadas em ambas as obras.
Crítico, direto e objetivo: talvez sejam estes os desafios da elaboração deste trabalho. Aprender, enquanto educadores, com estas duas importantes obras que ricamente refletem um universo es tudantil: é este o desafio desta análise. (Obs.: Vale aqui um esclarecimento: embora a proposta do trabalho tenha sido para conter de 4 a 5 páginas, optei por deixar as 9 páginas, não eliminando a pesquisa e os recortes feitos, que embora não alterem o conteúdo da análise em si, muito colaboram no sentido de

Relacionados