Análise cenográfica do filme Janela indiscreta

1072 palavras 5 páginas
Janela Indiscreta
Influência Eterna
Ao discorrer sobre Janela Indiscreta (EUA, 1954) Joshua Klein descreve o título como um “estudo fascinante sobre a obsessão e o voyeurisno, Janela Indiscreta combina um elenco perfeito, um roteiro perfeito e principalmente um cenário perfeito para um filme - que é ainda melhor do que a soma de suas partes”¹. Ante o exposto, vale a pena dissecar o pensamento citado para entender o porquê de tanto elogios.
Fascinante estudo sobre a obsessão e o voyeurismo:

Inicialmente cabe dizer que o sentimento de culpa atravessa todo o longa-metragem seja no que diz respeito ao comportamento voyeur do fotógrafo Jeffries, interpretado por James Stewart – que, – seja quanto a forma obsessiva com que se empenha a convencer os outros de que um morador do prédio em frente ao seu assassinara a esposa. Neste diapasão, o protagonista é, não raro, julgado por espiar os outros bem como criticado por tecer teorias incriminadoras que não possuem qualquer respaldo probatório. Assim, tem-se um personagem que parte de uma lógica não cartesiana e que uma vez não tendo testado nem demonstrado indícios favoráveis a sua linha de raciocínio, acaba limitado a frágeis suposições sobre a autoria de um suposto crime², restrição essa que, entretanto, não o impede de convencer outras pessoas a praticar atos como invasão de domicilio e usurpação de poder de polícia em favor da comprovação de sua tese³ - aspecto esse em que o diretor Alfred Hitchcock, graças ao jogo de campo e contracampo arquitetado, torna o espectador não só cúmplice como também participante dos atos de intromissão do protagonista na vida dos vizinhos.
Elenco perfeito:
Mesmo em meio a uma quase total imobilidade de seu personagem, James Stewart consegue transitar facilmente por sentimentos como tédio, culpa, aflição, alívio e medo, além de injetar nos diálogos a ironia tão comum ao humor inglês de Hitchcock. Stewart, aliás, faz uma ótima parceria com Thelma Ritter que ao seu lado funciona

Relacionados

  • Sucesso da Tv em 1990
    9353 palavras | 38 páginas
  • A Mise En Scene No Cinema Luiz Carlos Hellip
    70954 palavras | 284 páginas
  • Cultura Audiovisual
    149775 palavras | 600 páginas
  • Rtp relatorio
    54799 palavras | 220 páginas