Análiise do conto "O Fim"

323 palavras 2 páginas
Usando um narrador onisciente neutro, Borges inicia o conto com o personagem Recabarren, um dono de venda já velho, paralisado do lado direito e mudo por conta de um provável derrame. É em sua venda que aparece o primeiro espaço utilizado por Borges no conto O fim.
É na venda de Recabarren que o crioulo espera por Martín Fierro todos os dias a fim de realizar sua vingança que já aguarda sete anos desde a morte de seu irmão, o negro que foi morto pelo gaúcho quando este retorna da guerra e não encontra a esposa e os filhos.
O tempo do conto passa-se em algumas horas, tempo em que o gaúcho, Martín Fierro, chega conversa com o moreno relembrando com ele como procedeu o seu último encontro quando Fierro declina do convite para o duelo e parte com os filhos.
O moreno mostra-se paciente e, apesar de entender os motivos que levaram Fierro a fugir do primeiro desafio, não desiste de vingar a morte do irmão. O negro demonstra seu respeito por Martín Fierro e não esconde sua fúria e ódio por sua perda.
É neste momento que aparece o segundo espaço utilizado pelo autor do conto, é na planície que se dá o embate entre o crioulo e Martín Fierro. Os homens lutam entre si, Recabarren testemunha a peleja entre os dois homens e é neste instante que acontece o momento de clímax da história. O negro que não tem um nome derrota Martín Fierro, apunhalando-o e deixando-o morto no chão, o crioulo toma para si todos os pecados cometidos por Fierro tornando-se então o fora-da-lei de quem foi se vingar.
O fim é o modo de Borges protestar contra o final que Hernandez deu ao gaúcho Martín Fierro. Para ele um herói considerado épico deveria terminar como Aquiles ou Heitor, de Homero, mortos em batalha defendendo sua honra e pagando os pecados cometidos.

Relacionados

  • Didatica Do Ensino De Langua Portuguesa 1360182473
    18337 palavras | 74 páginas
  • malandragem na construção da ópera do malandro
    45097 palavras | 181 páginas