AnyLinsy

907 palavras 4 páginas
Breve Biografia
Getúlio Vargas nasceu no dia 12 de abril de 1883 em São Borja, Rio Grande do Sul, que foi, também, onde começou a carreira política como Deputado Estadual pelo Partido Republicano Rio-Grandense (PRR).
No ano de 1924 foi eleito Deputado Federal e comandou até 1926, quando assumiu a pasta da Fazenda (no mesmo ano em que Washington Luís elegeu-se presidente da república), mas Getúlio ficou somente até dezembro de 1927, pois foi eleito presidente do Rio Grande do Sul, cargo hoje equivalente ao de governador, em 1928.
Ambicioso, já em 1929, no outro ano, participou da Aliança Liberal, que era oposicionista e que lançou a candidatura de Getúlio e João Pessoa para presidente e vice-presidente da república, respectivamente. Porém, com 59,39% dos votos, quem venceu foi Júlio Prestes, que nunca chegou a assumir por causa da Revolução de 30, que levou Getúlio a conquistar a presidência do Brasil pelos próximos 15 anos (GOUGET et al., 2009, p.67).

Getúlio Vargas e a Propaganda
A propaganda do governo de Getúlio Vargas tem base nas táticas dos regimes totalitários que dominavam a Europa, porém a política do Estado Novo diferenciava muito das ditaduras europeias, mesmo que o governo de Vargas tenha sido ditatorial, não se pode comparar aos regimes fascistas da época (CAPELATO, 1999, p. 167).
Assim, pretendendo não só manter, mas divulgar sua imagem, Vargas concretiza o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que manipula várias formas de comunicação da época, exaltando os ideais do Estado, Getúlio, suas origens e virtudes através de desfiles, manifestações e programas de rádio e passam a ser promovidos por colégios, jornais, clubes, instituições profissionais, órgão governamentais e principalmente as rádios (D’ARAUJO, 1999, p.17).
A propaganda política de Vargas seguia o modelo nazista, que segundo Hannah Arendt (1978), citada por Maria Helena Capelato (1999, p.159) tem particularidades como insinuações indiretas,

Relacionados