Antrpologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“A educação é a formação do cidadão ético e progressivo de que a humanidade tanto necessita”Içami Tiba
Sumário

Introdução 5
Desenvolvimento 6
Conclusão 7
Bibliografia consultada 8

1.0 Introdução

A antropologia assim como as outras ciências sociais teve umahistória de ascensão como ciência propriamente dita. No século XIX a ciência entrou em ascensão trazendo à tona o surgimento de várias ciências, principalmente as sociais. Foi nessa etapa que surgiu aantropologia pela necessidade de se estudar a raça humana em termos de semelhanças e diferenças culturais.
A Antropologia cultural caracteriza-se em estudar as organizações culturais humanas, levando emconta o presente, passado e futuro, considerando-se os aspectos físico-sociais em que a sociedade se forma. Com todas essas vertentes, chega um momento na Antropologia em que surgem questõesabrasadoras que envolvem toda uma gama histórica social, e uma dessas questões é o etnocentrismo.
O etnocentrismo são correntes disfarçadas ou não, tende mostrar modos, maneiras, tipos, modelos de sociedadeou culturas que tentam colocar-se como melhores, mais eficientes, mais bonitas, etc.


1.1 Desenvolvimento

Etnocentrismo é um conceito empregado para designar maneiras egoístas de se sobreporentre culturas, povos, sociedades em geral. Falar sobre o tema é indagar sobre muitos fenômenos que envolvem a sociedade. Esse é um fenômeno também fortemente enraizado ao contexto, pois são altamentesócio-culturais, inerentes à própria sociedade, por isso diz-se que este problema não é exclusivamente de uma dada época nem de uma única sociedade.“O etnocentrismo passa exatamente por um julgamento do valor da cultura do “outro” nos termos da cultura do eu “... Isso acontece porque o grupo do ‘eu’ sempre é a melhor visão para...
tracking img