Antroposofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rudolf Steiner e a Antroposofia


Nascida como uma dissidência da Sociedade Teosófica,
a Antroposofia, fundada por Rudolf Steiner em 1913,
espalhou-se pelo mundo com uma visão
das mais interessantes a respeito da missão do ser humano no planeta,
com resultados práticos como o desenvolvimento da Pedagogia Waldorf.


Por Gilberto Schoereder



No site da Sociedade Antroposófica noBrasil existe uma passagem interessante que diz o que a Antroposofia “não é”. Assim, ela não é um “movimento ou edifício místico de idéias”. A Antroposofia entende que o misticismo é baseado essencialmente em sentimentos e na transmissão de conhecimentos em forma de imagens e metáforas, enquanto a Antroposofia é transmitida ao pensamento consciente sob forma de conceitos.
Portanto, também não éuma religião, pois não têm cultos; é cultivada individualmente ou em grupos de estudo abertos, além das instituições. Não emprega mediunismo. Ela fala sobre o desenvolvimento e o uso de órgãos de percepção supra-sensível, que deve ser feito em plena consciência, em estado de vigília. Também não é sexista, racista ou nacionalista. Nossa missão na presente Terra é a evolução da essência de cada serhumano, o “Eu Superior”, que não tem sexo, raça, religião ou nacionalidade.
Também não é moralista, de modo que não existem normas de conduta para os que adotam a Antroposofia como princípio de vida. Não é dogmática; o próprio Rudolf Steiner, o fundador da Antroposofia, se referiu ao fato de que não se deveria acreditar naquilo que ele expôs, mas sim tomar como hipótese de trabalho à espera decomprovação pessoal. Da mesma forma, a Antroposofia deve acompanhar a evolução da humanidade.
Não é uma seita, e não é secreta, uma vez que tudo está publicado e os grupos de estudo podem ser freqüentados por qualquer pessoa. Não é uma sociedade fechada, pois qualquer um pode se tornar membro.
Então o que é a Antroposofia? O termo vem do grego, significando “conhecimento do ser humano”, eestá diretamente ligada às atividades do austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), que por algum tempo esteve ligado á Sociedade Teosófica. A definição diz que se trata de um método de conhecimento da natureza, do ser humano e do universo que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como trata da aplicação desse conhecimento em praticamente todas as áreas da vida humana.RUDOLF STEINER UTILIZAVA A PALAVRA “OCULTO”, MAS COM um sentido diferente do que é geralmente usado hoje em dia.

Para ele, o oculto era aquilo que não estava acessível aos nossos sentidos físicos, considerando os cinco sentidos. Segundo Valdemar W. Setzer - responsável pelos textos do site e estudioso da Antroposofia desde 1961, e membro desde 1971 - com os sentidos conhecidos não é possívelobservar certas atividades interiores do ser humano, como a volição, os sentimentos e os pensamentos. Ninguém nunca viu nossos impulsos de vontade, nossos sentimentos e pensamentos. Aparelhos como o da ressonância magnética, por exemplo, podem detectar alguma reação física do organismo àquelas atividades, que Steiner chamava de atividades anímicas -, mas não estará detectando as própriasatividades. Portanto, nossos sentimentos são ocultos, no sentido que Steiner quis dar à palavra. Da mesma forma, explica Setzer, aquilo que dá vida a um ser vivo é oculto, ou seja, podemos perceber sua manifestação através do próprio ser, mas a “força” que é a essência da vida não é perceptível aos nossos sentidos físicos.
Assim, diz-se que uma contribuição fundamental de Steiner foi chamar aatenção para o fato de que esse “oculto” pode ser investigado com a mesma clareza com que se investigam os fenômenos físicos, ainda que essa investigação seja realizada com outros métodos e com outros órgãos de percepção, que também são “ocultos”.
São fornecidos 10 itens que distinguem a Antroposofia de outros conjuntos de idéias, filosofias e práticas. Um é a abrangência; a Antroposofia cobre toda...
tracking img