Antropometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOMETRIA

Definição

Antropometria é uma disciplina, que estuda as dimensões dos segmentos corporais do ser humano.
Os dados antropométricos definem as medições de tamanho, peso e proporção do corpo humano aplicáveis a um correto dimensionamento de projeto de produtos, equipamentos e postos de trabalho.
A utilização de dados antropométricos confronta-se com as dispersões usuais dapopulação estudada. Os seres humanos apresentam características físicas diversas dependente do país de origem, sexo, idade, classe social, raça e etnia, dieta e saúde, atividades físicas (esportes e exercícios), etc.


TIPOS FÍSICOS BÁSICOS (William Sheldon)

Ectomorfo – Tipo físico de formas alongadas. Tem corpo e membros longos e finos, com um mínimo de gorduras e músculos. Os ombros são maislargos, mas caídos. O pescoço é fino e comprido, o rosto é magro, queixo recuado e testa alta e abdômen estreito e fino.

Mesoformo – tipo físico musculoso, de formas angulosas. Apresenta cabeça cúbica, maciça ombros e peitos largos e abdômen pequeno. Os membros são musculosos e fortes. Possui pouca gordura subcutânea.

Endomorfo – tipo físico de formas arredondadas e macias, com grandesdepósitos de gordura. Em sua forma extrema, tem a característica de uma pera (estreita em cima e larga embaixo).

Variações Extremas do Corpo Humano (Diffrient et alli., 1974)

[pic]

Influência do sexo

As diferenças biológicas entre os homens e as mulheres são bem conhecidas: dimensões antropométricas, forças musculares, capacidade cardio-vascular e o funcionamento do aparelho reprodutorfeminino. As mulheres costumam ser cerca de 12 cm menores que os homens. Entretanto, se forem considerados os segmentos do corpo, nem sempre são menores que os homens na mesma proporção da estatura.
Mesmo naqueles casos em que há predominância da mão-de-obra feminina, muitas vezes as máquinas, acessórios e postos de trabalho foram projetados para o uso dos homens. A falta de adaptação a essesequipamentos torna o trabalho mais difícil e mais fatigante para elas.
As mulheres têm uma capacidade muscular de aproximadamente dois terços do homem e capacidade pulmonar 70% dos homens. O limite para carregamento manual de cargas para as mulheres deve ser fixado em 20 kg. no máximo.




Influência da idade

Todos os países que se modernizam apresentam tendências de aumento de vida média dapopulação, devido tanto ao decréscimo da taxa de natalidade como a melhoria das condições de higiene e saúde. Conseqüentemente, existirão mais pessoas na faixa dos 40 e 50 anos envolvidas no trabalho e haverá a necessidade de se aplicar a ergonomia aos projetos de objetos e ambientes levando-se em conta as particularidades de uma população mais idosa.
A estatura das pessoas começa a diminuirgradativamente depois dos 50 anos. Os homens perdem 3cm até os 80 anos e as mulheres 2,5 cm. Há uma redução dos alcances e da flexibilidade, especialmente dos braços, requerendo especial atenção no uso de tabelas antropométricas aplicadas a população mais idosa.
A força muscular começa a declinar significativamente após os 40 anos: A força máxima exercida pelo homem ocorre aos 25 anos (100%) e se reduz a95% aos 40, 80% aos 50 e 50% aos 60 anos.
Aos 50 anos, as mulheres conseguem exercer aproximadamente a metade da força dos homens de mesma idade.
O declínio da força, tanto masculina, quanto feminina, não ocorre uniformemente: os braços e as mão são menos afetados pela idade que o tronco e pernas.
Com a idade, os movimentos se tornam mais lentos. Os tempos de reação para uma pessoa de 60 anossão 20% menores do que os de um jovem de 20 anos. Isto tende a se acentuar em tarefas mais complexas que exijam a capacidade de discriminação entre vários estímulos diferentes.
A visão vai perdendo gradativamente a sua eficiência a partir dos 20 anos com um decréscimo da acuidade visual, capacidade de acomodação, adaptação ao escuro e visão de cores. A perda da audição ocorre sobretudo em sons...
tracking img