Antropometria e ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANTROPOMETRIA E ERGONOMIA
O que se entende por Antropometria?
É uma ciência da qual a ergonomia utiliza as medidas corporais e as medidas dos instrumentos de trabalho para proporcionar conforto e saúde ao trabalhador. As dimensões antropométricas estão diretamente envolvidas ao alcance dos movimentos do corpo humano e as posturas adotadas no ambiente de trabalho.

De onde surgiu aAntropometria?
A origem da Antropometria vem da antiguidade, pois os egípcios e gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo. A importância das medidas ganhou especial interesse na década de 40, provocada pela necessidade da produção em massa. Preocuparam-se com a produção e o mau posicionamento do funcionário.

Quais as aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia?Uma das grandes aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia é no dimensionamento do espaço de trabalho. O espaço de trabalho é o local imaginário necessário para realizar os movimentos requeridos no trabalho. O imaginário torna-se real após o levantamento antropométrico, proporcionando o máximo de conforto músculo-articular.

Quais as situações utilizadas para se obter as medidasnecessárias?
Há dois tipos de recursos utilizados na antropometria: •Antropometria Estática: São consideradas as medidas das dimensões do corpo quando o indivíduo encontra-se em postura neutra, sem movimentar-se. •Antropometria Dinâmica: São consideradas as medidas dos segmentos corporais em movimento. Obtem-se informações relacionadas aos ângulos das articulações, os alcances, as posturasnaturais e confortáveis.

O que é antropometria funcional?
São medidas associadas à análise da tarefa. Por exemplo, o alcance das mãos não se limita ao comprimento dos braços, pois ele envolve também o movimento dos ombros, rotação do tronco, inclinação das costas e o tipo de função a ser

exercida pelas mãos. Estas medidas, relacionadas à execução de tarefas específicas, são chamadas deantropometria funcional.

Em que aspectos a ergonomia e a antropetria intervirá na indústria?
Em vários aspectos, tais como: • Limites físicos do homem: posturas, raios de ação, esforços musculares; • Exigências quanto aos dispositivos e comandos; • Exigências quanto às informações a prestar ao operador; • Influência no ambiente físico; • Aspectos psicossociais. Para quê estas medidas são levantadas? Aantropometria faz estas medições em uma população de trabalhadores, que muitas vezes apresentam medidas muito distintas, para se projetar postos de trabalho que atendam a maioria dos trabalhadores em 90% da população estudada, evitando os riscos de lesões ocupacionais.

Todos os funcionários da empresa são medidos?
Sim. É importante definir as dimensões corporais dos trabalhadores para ajustálosem uma postura o máximo confortável possível. Existem funcionários de 1,50m e outros de 2,00m que utilizam o mesmo assento de cadeira, por exemplo. Muitas vezes os componentes dos postos de trabalhos (cadeira, mesa, bancada) são fixos e isto é muito inadequado.

O que pode influenciar nas várias diferenças de medidas antropométricas?
Há vários fatores que podem influenciar, tais como: •A idadedo trabalhador. Quanto mais idade, menos mobilidade terá o corpo. •A região onde nasceu. Um indivíduo nascido no Sul tem medidas diferentes dos nascidos no Nordeste. •A roupa e equipamentos de proteção individual (EPI). Um capacete ou uma luva alteram as dimensões e flexibilidade dos movimentos.

Qual seria a melhor maneira, melhor ângulo corporal para se trabalhar?
Sem dúvida que seria aangulação neutra das articulações. Por exemplo, se o punho está sem dobrar para baixo ou para cima, está em posição neutra. Se o joelho está a 90 graus com a cadeira e os pés no chão, esta é uma posição neutra. É a posição de conforto para o trabalhador, sem agredir insidiosamente as articulações, os músculos e tendões.

A melhor maneira de trabalhar seria então estar no ângulo de conforto?
Sim....
tracking img