Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO ATPS ORGANIZAÇÃO SOCIAL

ETAPA – 01
Passo 01 - ler, na internet, a sinopse dos filmes indicados na ATPS. O ideal é a leitura de todas as sinopses para conhecer o tema principal e seu enredo.
Passo 02 – Escolher três filmes que tenham algo em comum entre os indicados e assistir os filmes.
ETAPA – 02
Passo 01 e 02 - Ler e discutir os textos indicados.
Em anexo os links abertos dasATPS.
Passo 03 – Fazer uma síntese dos textos tendo como referência o título “Organização social no Brasil”.
ETAPA– 03
Passo 01 - Discutir os aspectos sociais identificados nos filmes selecionados e relacioná-los com os textos lidos na ETAPA 02. Apontar os tipos de organização social apresentados nos filmes e apresentar as políticas públicas que aparecem nos enredos dos filmes selecionados.Passo 02 – Fazer uma resenha crítica de cada filme assistido. Nessa resenha deve-se identificar o tema central do filme e relacionar esse tema com a Organização Social no Brasil.
Passo 03 – Pesquisar imagens e dados técnicos dos filmes assistidos para complementar a resenha de cada filme.
Passo 04 – O grupo deve propor e elencar estratégias que podem ser desenvolvidas pelos assistentessociais frente à dinâmica e o tema de cada filme.

ETAPA 4 – MONTAGEM DO ÁLBUM SERIADO - Arquivo Word
Passo 01 – organizar os materiais referentes a cada filme seguindo a ordem:
Títulos das obras,
Ficha técnica,
Sinopse,
Imagem
E, resenha crítica (elaborada pelo grupo).

Passo 02 – Após as informações dos filmes, adicionar os textos elaborados na ETAPA 02.
Passo 03 - Adicionar otexto com as estratégias elencadas para a atuação do assistente social para cada situação - tema, elaborado na ETAPA 03 – passo 04.
Passo 04 - Todos os passos do álbum devem estar em um único arquivo Word de 05 a 10 laudas.
Lembrar de fazer uma capa, na qual deve constar o nome de todos os componentes do grupo. Esse arquivo não poderá ultrapassar a 5MG e deverá estar em PDF, deve ser postado noMoodle por todos os alunos dentro do prazo indicado.

Lembrem-se que o mais importante é ter a compreensão do tema, assim, caso não tenham acesso a todos os textos indicados, leiam sobre o tema no PLT ou em outros conteúdos na internet. Não fiquem preocupados com essa situação.

Bons estudos!

Em anexo os links da etapa 2
Conferência Nacional de Saúde On-Line
Uma proposta em construção  TEMA: CRIAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
As Organizações Sociais e o SUS.
 O Governo Federal, impossibilitado de confrontar a opinião pública e rever a legislação do Sistema Único de Saúde, construída na "Constituição Cidadã" em 1988, propõe a reforma administrativa da saúde e tenta ampliar a ação do mercado no setor, através da proposta das Organizações Sociais.
Túlio Batista FrancoPsicólogo sanitarista
Mestrando em saúde coletiva pela UNICAMP
Introdução
Para falar das Organizações Sociais e gestão dos equipamentos públicos de saúde, como é a proposta do Ministério da Administração e Reforma do Estado, é necessário recorrermos aos seus antecedentes para visualizar o cenário e as forças políticas implicadas na questão. Neste texto, discutimos primeiro as origens contemporâneas doprojeto neoliberal que datam da década de 40, no período imediato do pós guerra. Após disputar a hegemonia do modelo econômico, na retomada do desenvolvimento nos países centrais, e ser derrotado neste propósito, pelo fato dos dirigentes da época haverem optado pelo modelo keynesiano, a proposta neoliberal entra numa fase de "latência" e ressurge com força na década de 80. Neste período, ganhafôlego suficiente para hegemonizar as políticas públicas nos países desenvolvidos e em efeito dominó, na periferia do capitalismo.
O Brasil foi um dos últimos países da América Latina a adotar o receituário neoliberal ditado pelos países desenvolvidos e agências internacionais de financiamento e fomento do desenvolvimento. Esse atraso pode ser considerado pela efervescência política da década de...
tracking img