Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (912 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 5 UNIDADE 5
• Pergunta 1
0 em 0,2 pontos

Recentemente, a mídia noticiou exaustivamente casos de assassinatos que, se não foram transmitidos ao vivo, ganharam tremenda notoriedadeque seus atores tornaram-se personalidades conhecidas, como Lindenbergs, Irmãos Cravinhos, Nardonis entre outros. Ainda mais recentemente, uma jovem em uma Universidade de São Paulo foi agredida porcolegas por usar um vestido curto, caso também amplamente divulgado. Qual o conceito de Adorno e Horkheimer que pode ser aplicado nestes casos?
Resposta
Resposta Selecionada: d.
Identidadecultural.
Resposta Correta: b.
Indústria cultural.
Feedback da resposta: A alternativa correta é: Indústria cultural.

Adorno e Horkheimer criaram o conceito de indústria cultural com o objetivode entenderem a faceta fascista da sociedade consumista contemporânea.

• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos

O romantismo foi uma das primeiras reações à hegemonia do pensamento racional, poisesta tendência estética e filosófica, ao exaltar natureza, prega o espírito de rebeldia e liberdade. Essa ação privilegia a:
Resposta
Resposta Selecionada: c.
Subjetividade individual.Resposta Correta: c.
Subjetividade individual.
Feedback da resposta: A alternativa correta é: Subjetividade individual.

Uma das primeiras reações à hegemonia do pensamento racional-científico foi oRomantismo, tendência estética e filosófica que exalta a natureza e prega o espírito de rebeldia e liberdade. Surgido na Europa em meados do século XVIII, o Romantismo se expressa em todas as áreas dopensamento e das artes. Privilegiando a subjetividade individual, coloca em xeque a estética racionalista clássica, rejeitando a idéia de que o mundo, isto é, a natureza, os homens e os pensamentos,se reduziriam ao que a razão deles é capaz de apreender.

• Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa correta:

“O século XX desnuda a face...
tracking img