Antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
USAL – UNIVERSIDAD DEL SALVADOR
IAPE II
ALMIR RIBEIRO
almir02_ribeiro@yahoo.com.br
CARLOS ERON FOSSI DE SOUZA JÚNIOR
carloseromfossi@gmail.com

CRISTIANE AZEVEDO DE AGUIAR
cristianeprof@hotmail.com

ENSAIO MONOGRÁFICO
OS TEMAS TRANSVERSAIS INSERIDOS NO CURRÍCULO BÁSICO COMUM NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA NA ESCOLA PROFESSOR “PEDRO SIMÃO”.BUENOS AIRES
2013

ALM ALMIR RIBEIRO
almir02_ribeiro@yahoo.com.br
CARLOS ERON FOSSI DE SOUZA JÚNIOR
carloseromfossi@gmail.com

CRISTIANE AZEVEDO DE AGUIAR
cristianeprof@hotmail.com

ENSAIO MONOGRÁFICO
OS TEMAS TRANSVERSAIS INSERIDOS NO CURRÍCULO BÁSICO COMUM NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COLETA SELETIVA NA ESCOLA PROFESSOR “PEDRO SIMÃO”.

Trabalho apresentadoa Universidad Del Salvador como requisito para avaliação final da disciplina Perspectiva Ético-Antropológicas para a Educação Contemporânea, sob a orientação do professor: Javier O. Sanguinetti.

BUENOS AIRES
2013
I - Introdução
A educação ambiental como perspectiva de uma sociedade sustentável, constitui-se em um processo permanente, fundamentado no respeito a todas as formas de vida, noreconhecimento da complexidade socioambiental e em valores e ações que contribuam para a transformação do ser humano. Seu principal objetivo é a formação de sociedades sustentáveis que são, ao mesmo tempo, ecologicamente prudentes, economicamente viáveis, socialmente justas, culturalmente diversa e politicamente atuantes.
Partindo dessa premissa, a perspectiva ambiental consiste num modo de ver omundo no qual se evidenciam as inter-relações e a interdependência dos diversos elementos na constituição e manutenção da vida, ancorada nos princípios da solidariedade, da cooperação, da democracia, da justiça social e ambiental, promovendo a emancipação dos sujeitos para uma participação social efetiva, com respeito à alteridade e à diversidade social, étnica e cultural dos povos.
Embora, aeducação ambiental esteja ratificada, por meio de aparato legal, no currículo, a sua plena efetivação se faz necessária uma mudança de valores e postura de toda a comunidade, no envolvimento com os problemas e as questões socioambientais em termos locais e globais.

2
II – Educação Ambiental
Quando se trata de discutir a questão ambiental, o aspecto que logo nos leva a questionar é como obter odesenvolvimento econômico sem comprometer as futuras gerações?
A problemática que envolve a tal questão está alicerçada em dois eixos: De um lado, parte-se do princípio de que as técnicas de produção e o modo de consumo predatório produzem graves consequências ao meio ambiente, percebido pelo desequilíbrio dos ecossistemas. Por outro, a proteção ambiental impõem limitações ao desenvolvimento dospaíses.
Diante dessa problemática, emerge uma visão conciliadora, que propõe um desenvolvimento sustentado de forma a compatibilizar o crescimento econômico com uma política de preservação ambiental, a fim de buscar a realização de um objetivo maior, que vem a ser o bem estar e a felicidade dos homens. Essa alternativa de desenvolvimento tem por pressuposto uma sociedade sustentável, minimiza oantagonismo entre crescimento econômico e preservação ambiental. A grande questão então será harmonizar riqueza coletiva existente e finita (riquezas naturais), com riqueza individual e criável (riquezas econômicas).
Partindo das premissas apontadas a E.E.E.F.M. “Pedro Simão”, vem assumindo o seu papel como agente transformador trabalhando com o tema Meio Ambiente de forma interdisciplinar. As açõesque vem sendo desenvolvidas na escola deixa claro que, a questão ambiental é uma preocupação eminente.
A referida E.E.E.F.M. “Pedro Simão”, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e organizar quanto à coleta seletiva do lixo produzido na escola. As ações desenvolvidas vêm oportunizando os educandos, atividades que visam despertar os valores de sensibilização e da conscientização. A ideia...
tracking img